10 alertas que as suas unhas podem te mostrar

10 alertas que as suas unhas podem te mostrar

Suas unhas das mãos e dos pés podem ser indicadores surpreendentes do que está acontecendo dentro do seu corpo. As unhas são feitas de células mortas, mas elas crescem a partir de uma raiz em sua cutícula. Quando esta raiz cresce novas células, ela empurra as células mortas para cima, formando sua unha. Se você ver qualquer coisa anormal, isso geralmente significa que algo está errado em seu corpo, certo? Leia também a nossa matéria que mostra porque as unhas das mãos crescem mais rápido do que as dos pés?

Bom, mas você sabe quais os sinais que seu corpo dá e o que cada um representa? Alguns pode ser sintomas de doenças graves, outros pode indicar que está faltando alguma coisa no seu corpo. Tendo isso em mente, nós resolvemos trazer para vocês os 10 alertas que as suas unhhas podem te mostrar:

1 – Unhas com sulcos

Vocês já ouviram falar em unhas com sulcos? Essas são aquelas unhas com ranhuras que podem parecer comuns após algum tipo de lesão, mas na verdade, em alguns casos, pode representar simplesmente a falta de zinco no corpo. Mas não só isso, algumas doenças como caxumba, sarampo ou mesmo a febre alta, pode causar esses sintomas.

2 – Unhas com formato estranho

Se você ver alguém com as unhas arredondadas, como nessa imagem, avise ela que isso é um sinal que o corpo nos dá! Ter as unhas esféricas pode indicar fibrose pulmonar, asbestose, dentre outras doenças relacionadas a esse órgão.

3 – Hemorragias

Pequenas linhas marrons ou vermelhas pode ser apenas lesões, um pequeno vaso sanguíneo rompido, porém, se eles aparecerem com frequência, pode ser um sinal de psoríase, lúpus e até mesmo doenças cardíacas.

4 – Linhas escuras

Linhas escuras sob as unhas pode ser um alerta muito grave, pois tais linhas escuras estão associadas com o câncer de pele e melanoma.

5 – Unhas esburacadas

As vezes esse sinal poe não significar nada, mas em alguns casos pode ser sintomas de psoríase, artrite ou alopecia. Mas lembramos vocês mais uma vez, a melhor coisa a se fazer caso esses sintomas apareçam, é procurar um especialista.

6 – Unhas grossas

Unhas espessas ou grossas não significam necessariamente que há uma condição médica, embora um fungo possa ser a causa, juntamente como o envelhecimento e pressão sob as unhas a longo prazo. Agora se você acha que suas unhas estão exageradamente grossas, talvez elas precisem ter que ser removidas por um médico.

7 – Linhas brancas

As linhas brancas sob as unhas podem ser um alerta de que seus níveis de proteínas estão baixos, mas também doenças do fígado ou dos rins. Pessoas que fazem quimioterapia também ficam com esses sintomas.

8 – Unhas frágeis

Unhas frágeis podem ser consequências do envelhecimento ou simplesmente exposição a longo prazo de produtos químicos como detergentes ou esmaltes. Mas também pode representar uma infecção fúngica, uma condição da tiroide ou psoríase.

9 – Unhas em forma de colher

Unhas com formato de colher ou côncavas, que são curvadas o bastante para segurar uma gota de água, pode ser um sinal de falta de ferro, doença hepática, cardíaca e hipotireoidismo. Então, amigão, se você tá com a unha em formato de colher, é melhor procurar o médico o mais rápido possível.

10 – Unhas muito amareladas ou esbranquiçadas

É claro que se você reparar cores estranhas nas suas unhas, isso é um grande sinal de alerta. E se a gente te contasse que unhas amareladas pode ser um sinal de doença pulmonar ou acúmulo do líquido linfático no organismo, você acreditaria? Já as unhas esbranquiçadas ou acinzentadas pode ser um sinal de exposição a vários produtos químicos. É sempre bom ficar antenado para os sinais que nosso corpo nos dá, até e nossas unhas.

E aí, caros leitores, já perceberam alguns desses sintomas nas suas unhas? Comentem!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *