4 hábitos que estragam as suas manhãs

Confira aqui como você pode estar perdendo suas energias ou a contribuir para aumentar os seus níveis de stress.

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  1. Beber café demasiado cedo: o seu organismo prepara-se para mais um dia, assim que acorda, aumentando natural e gradualmente os seus níveis de energia e atenção – a primeira luz do sol desempenha um papel importante nessa missão. Se você é daquelas pessoas que pensa que não há vida inteligente antes do primeiro café, poderá querer adiá-lo para uma hora após acordar, em vez de tomá-lo logo em seguida. É verdade que pode dar-lhe aquela energia extra de que julga necessário na sua manhã, mas, ao juntar à química natural do organismo, também pode deixá-la mais agitada ou provocar sintomas como tremores, se for mais sensível à cafeína. Se acordar às sete e meia, por exemplo, deixe o seu primeiro expresso para depois das 8.30h, para que os efeitos energéticos durem até à hora de almoço.
  1. Ver o e-mail e a agenda assim que acorda: Se é daquelas workaholics que aproveita o café-da-manhã para ler e responder a e-mails pendentes, mandar SMS e atualizar a agenda com as incontáveis tarefas para o dia… Pare! Esses hábitos podem estar aumentando os seus níveis de stress logo de manhã, deixando-a ansiosa ao longo do dia. Em vez de começar o dia correndo e enchendo a cabeça de preocupações, planeje rotinas que a acalmem, como fazer alongamentos ou yoga, exercício físico, ou tomar um bom café-da-manhã em família. Isso tudo vai ajudá-la a sentir-se com mais energia, bem-disposta e mais criativa – o que resultará numa maior produtividade ao longo do dia.

  1. Comer pouco (e mal) no café-da-manhã: Um bolo e um café, um iogurte, porque está com pressa e pode bebê-lo no carro, não é um café-da-manhã equilibrado. Muita gente diz que não consegue comer nada (ou quase nada) logo de manhã, mas, além de prejudicar a saúde, este hábito pode deixá-la sem energia, com fome durante o resto da manhã e fazê-la atacar a gaveta das bolachas, mais tarde. Um estudo de dezembro de 2013 provou que quem toma um café-da-manhã mais completo conseguiu perder peso e até controla-lo melhor, perda de cintura, níveis mais saudáveis de glicemia e triglicérides. O ideal seria tomar um café-da-manhã rico em proteínas, fibra, hidratos de carbono complexos, vitaminas e algumas gorduras saudáveis, que ande à volta das 450, 500 calorias. Aveia, cereais integrais, iogurte com baixo teor de gordura; laranja, banana, melão, sementes de linhaça (ricas em Ômega 3; duas colheres de sopa garantem mais de metade da dose diária recomendada destas gorduras saudáveis para o coração) ou uma taça de frutos vermelhos (verdadeiras minas de antioxidantes) são algumas das melhores opções.
  1. E O jantar da noite anterior, que não a deixou dormir bem? Há alimentos e bebidas que interferem com a qualidade do seu sono, interrompendo-o ou até provocando insónias. O resultado reflete-se de manhã, com menos energia. Para além do culpado do costume, a cafeína (que também pode estar em refrigerantes ou em suplementos), o álcool também pode reduzir a fase mais profunda do seu sono. Alimentos curados, como queijos ou enchidos, contêm tiramina que estimula a atividade cerebral e pode provocar insónia e enxaquecas. Evite também os líquidos em excesso uma hora ou hora e meia antes de ir para a cama, para não passar a noite indo ao banheiro, interrompendo o seu sono reparador. Tome apenas um copo de água.

 

Fonte: Activa

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