5 maneiras de amolar sua tesoura

Amolar tesoura nunca foi tão fácil!

Amolar tesoura – Com o tempo e com o uso consistente, todas as tesouras acabam perdendo seu corte.

Se você está tendo problemas para cortar com uma tesoura, você pode considerar a hipótese de comprar outra, uma vez que as tesouras são relativamente baratas.

No entanto, existem várias maneiras para você amolar tesoura em sua casa, que exigem apenas alguns itens domésticos comuns, e um pouco de prática.

DICA 1 – Lixa

1-licha

1º Passo

Uma folha de lixa com 150 ou -200 vai funcionar muito bem, mas você pode até mesmo pegar uma lixa mais fina se você quiser bordas mais suaves para as suas lâminas da tesoura.

Vamos lá:

  • Dobre a lixa ao meio, com os lados ásperos voltado para fora.
  • Tenha as arestas da tesoura virada para fora, de modo que a lixa encoste contra as duas lâminas exatamente como se você fosse cortar o papel.

2-licha

2º PASSO

Cortar a lixa –  corte tiras longas, cerca de 10-20 vezes. Você vai notar que as lâminas se tornam cada vez mais nítidas com cada faixa de corte que você der. Use toda a lamina da tesoura da base da tesoura até a sua ponta.

  • Cortar a lixa é muito bom para afiar a tesoura mas você vai precisar dar alguns retoques.
  • A lixa também ajuda a suavizar chanfros e recuos nas lâminas.
  • Alguns materiais de corte alternativos para afiar tesouras são lixa e lã de aço.

3-limpar

3º PASSO

Limpar as Laminas – Limpe as lâminas da tesoura usando uma toalha de papel úmido para limpar os pedaços de lixa que podem ter ficado nas lâminas enquanto você afiava a tesoura.

DICA 2 – Afiar sua tesoura usando Papel Alumínio

4-aluminio

Como fazer: 

1º PASSO

  • Pegue um pedaço de folha de alumínio, cerca de 8-10 polegadas de comprimento, dobre várias vezes para que você tenha uma tira grossa, dobrada de folha.
  • As camadas adicionais de folha de alumínio vai ajudar a afiar as lâminas da tesoura várias vezes cada vez que você cortar a folha.

5-aluminio

2 PASSO

Corte a folha. Cortar tiras de folha de alumínio com sua tesoura até ter cortado a totalidade da tira de alumínio de espessura. Use traços cheios de tesoura, corte começando na base das tesouras e estendendo-se para a ponta.

  • Dependendo da largura das faixas que você cortar, você pode afiar suas tesouras lâminas muito (cortando muitos, tiras finas) ou apenas um pouco (por cortar algumas faixas, mais grosso).

3-limpar

3º PASSO

Limpe a tesoura. Limpe as lâminas usando uma toalha de papel umedecido com água morna. Isso vai se livrar dos detritos de alumínio que podem ter agarrado às lâminas quando você estava cortando.

DICA 3 – Afiar suas tesouras com uma pedra de afiar

6-pedra

1º PASSO

Pedras de afiar pode ser encontrado em lojas de ferragens, e pode ser usado para afiar qualquer lâmina que você tem. Pedras de afiar normalmente têm dois lados usado para afiar lâminas: Um lado grosso, lateral granulada, e um lado muito fino.

  • Se você tem uma tesoura sem corte, você deve começar usando o lado áspero da pedra, e então usar o lado mais fino da pedra para terminar de forma uniforme.
  • Se a sua tesoura só precisa de um pouco de corte,  use apenas o lado fino da pedra.

Gostou?

Siga meu perfil com a opção VER PRIMEIRO ativada e não perca nenhuma dicas: Perfil do Facebook.

Compartilhe esta dica com os seus amigos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *