5 propriedades medicinais do manjericão que você deve conhecer

Você tem manjericão em casa? Se não tem, deveria ter. Além de ser uma erva deliciosa para a culinária, sendo utilizado em diversos pratos diferentes, o manjericão possui ainda diversas propriedades medicinais desconhecidas pela maioria das pessoas. Veja abaixo quais são essas propriedades e como utilizar o manjericão para aproveitá-las.

Propriedades medicinais do manjericão

1- É rico em antioxidantes – propriedades essenciais no combate ao envelhecimento precoce e ao câncer.

2- Possui betacaroteno – que quando ingerido transforma-se em vitamina A e impede a oxidação do colesterol. Desta forma protege nossos vasos sanguíneos e nosso coração.

3- É um antibiótico natural – possui diversas propriedades antissépticas e antibacterianas, sendo essencial no combate a infecções. Ele ainda é um forte estimulante ao nosso sistema imunológico, ajudando a preservar nossa saúde e evitar doenças.

4- Protege o coração e os vasos sanguíneos – além do betacaroteno, outras substâncias presente no manjericão que protegem nosso coração e vasos sanguíneos são a vitamina B6 e o magnésio. A vitamina B6 é importante para evitar o acúmulo da homocisteína e o magnésio fortalece o sistema cardiovascular prevenindo ataques cardíacos.

5- Facilita a digestão – o manjericão ajuda na boa digestão, combate a falta de apetite e os parasitas intestinais.

 

6- Alivia dores reumáticas – quem tem dores reumáticas pode utilizar o manjericão como aliado para combater essas dores.

Como utilizar o manjericão

Existem várias formas de usar o manjericão e aproveitar suas propriedades medicinais, veja alguns exemplos:

Chá de manjericão: basta ferver 200 ml de água, acrescentar folhas de manjericão e abafar por cerca de 8 minutos. Depois é só coar e beber.

Suco de limão e manjericão: Se você quiser uma receita de um suco refrescante, gostoso e nutritivo, bata no liquidificador meio limão, algumas folhinhas de manjericão, água e açúcar a gosto.  Fica delicioso.

Refrigerante natural: para evitar refrigerantes industrializados cheios de açúcar e outros conservantes que fazem mal a nossa saúde, podemos fazer um refrigerante natural delicioso. Você vai precisar de:

  • 1 punhadinho de manjericão fresco e lavado
  • 1 pedaço pequeno de gengibre
  • 1 litro de água gaseificada bem gelada
  • 1 limão cortado em rodelas finas
  • Gelo e açúcar a gosto

Como preparar:

Coloque dentro de um jarro de suco as rodelas de limão, as folhas de manjericão e algumas pedrinhas de gelo e soque com um socador para extrair o gosto dos ingredientes. Adicione o gengibre, a água gaseificada e o açúcar e deixe descansar por cerca de 2 horas. Este é o tempo suficiente para que a água pegue todo o sabor dos ingredientes.

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *