8 coisas que todo mundo precisa saber antes de casar

8 coisas que todo mundo precisa saber antes de casar

O casamento é um dos maiores passos que um casal pode dar numa relação. Ele pode servir como forma de fortalecimento de laços, renovação de compromissos, prova de amor ou primeiro passo na formação de uma família. Naturalmente, a união por meio do casamento vai trazer várias coisas boas para a vida do casal, mas também uma série de dúvidas e problemas.

Por conta disso, é extremamente importante que os envolvidos no casamento tenham certeza do que estão fazendo. Antes de tomar essa decisão – que não necessariamente é pra sempre, é claro, mas ainda assim exige entrega e compromisso – é fundamental que o casal esteja em sintonia e consiga refletir sobre alguns pontos.

Aqui estão algumas coisas essenciais que todo mundo precisa saber antes de se aventurar no mundo do casamento.

1 – A fase do amor dura cerca de um ano

A fase de lua de mel do relacionamento, aquela em que amor apaixonado se mantém mais intenso por meio de sentimentos intensos, atração, empolgação e idealização do parceiro não dura para sempre. De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Pavia, na Itália, esses efeitos duram por volta de um ano para o casal.

2 – Você nunca vai conhecer seu parceiro perfeitamente

Depois de ficar com a mesma pessoa por anos, talvez você ache que vai conhecer tudo sobre ela. A verdade é que mesmo que você descubra alguns segredos por compartilhar a mesma rotina, ainda não vai saber tanto quanto imagina. De acordo com um estudo de 1997, os casais que ficam juntos por mais tempo demonstram mais confiança quando se trata de conhecer o outro, porém as coisas não são bem assim. Submetidos a testes sobre os próprios parceiros, a maioria dos casais acertou apenas 30% das questões.

3 – Quando o assunto é sexo, qualidade é melhor que quantidade

Pesquisadores dividiram grupos de casais heterossexuais em dois grupos. Por 90 dias, metade deles continuou com a rotina sexual comum, enquanto a outra metade dobrou o número de relações. Quando os pesquisadores mediram o nível de satisfação dos voluntários, o grupo que aumento o número de vezes em que fez sexo, na verdade estava menos feliz. De acordo com o resultado da pesquisa, isso mostra que é mais importante focar na qualidade do sexo do que na quantidade.

4 – Ninguém vence uma discussão

Na relação a dois, não importa quem está certo ou errado. Não existe vencedores quando alguém decide levantar o tom de voz. Saber perceber isso numa relação pode garantir que ela sobreviva cada vez mais, ao invés de vê-la sendo destruída a partir de debates desgastantes.

5 – Você não pode mudar a outra pessoa

Uma boa relação com outra pessoa também depende de como você se relaciona consigo mesmo. É preciso que você se ame e se compreenda para conseguir se entregar. Por isso, é muito mais importante que você tente mudar a si mesmo do que mudar o outro. Se você precisa mudar alguém, porque você estaria com essa pessoa? É claro que o diálogo pode ajudar a provocar a mudança no outro, mas a decisão de mudar ou não nunca irá partir de você.

6 – Mas os dois devem mudar para que o casamento funcione

Já sabemos que você não pode mudar o parceiro durante a relação, mas a verdade é que se os dois não mudarem, provavelmente vai ser muito mais difícil manter o amor vivo. Os dois maiores aprendizados no relacionamento são como brigar menos e como se comunicar melhor. Se você consegue aprender a mudar coisas simples como essas no relacionamento, certamente ele irá caminhar para o sucesso.

7 – Você também está se casando com a família do parceiro

Quando você decide se casar com alguém, está levando junto uma série de preocupações e responsabilidades que vem junto com a família. Se você é do tipo que precisa de espaço e se une a alguém que tem uma família muito extrovertida, por exemplo, pode precisar aprender a se adaptar. Alguns casais não conseguem ir até muito longe graças aos problemas que são colocados no relacionamento por outros familiares, então é importante saber lidar com a família antes de se comprometer.

8 – Crianças mudam tudo

A princípio, o casamento é formado só pelo casal, até que vocês decidam adicionar um novo membro a família. Um bebê não sabe falar, chora e grita o tempo todo, faz cocô em qualquer lugar e ainda mora na sua casa precisando de cuidado 24 horas por dia. É importante saber que a chegada de uma criança muda tudo e não passar por isso sem estabilização e preparação antes.

É claro que esses são alguns exemplos das coisas importantes, e o casamento vai muito além disso tudo. Mas é fundamental que o casal tenha por onde começar para conseguir seguir rumo à felicidade. Que outras coisas você considera importantes para um casamento de sucesso?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *