9 Sinais De Uma Mãe Narcisista

Você conhece alguma pessoa apaixonada por ela mesma, que constantemente apresenta sentimentos de superioridade, exagero de suas capacidades e talentos, necessidade de atenção e de admiração constantemente? Então precisamos te dizer que você está convivendo com uma pessoa narcisista.

A palavra narcisista é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um deus grego que apaixonou-se por si mesmo e morreu afogado ao contemplar a própria imagem refletida em um lago e tentar alcançá-la. Segundo a ciência, qualquer pessoa está propensa a adquirir traços do transtorno de personalidade narcisista, inclusive as mamães.

Os sinais de uma mãe narcisista nem sempre são fáceis de detectar, mas geralmente elas compartilham as seguintes características:

1 –  Usam o amor como recompensa

Se tem uma coisa que filhos de mães narcisistas não costumam receber em casa é carinho, atenção e amor, pois tudo dentro do lar gira em torno de quem os colocaram no mundo. Geralmente quando elas decidem demonstrar afeto aos filhos é para manter as aparências ou sempre que estão em busca de alguma coisa em troca.

2 – Gostam de manter a boa aparência em público

Quem tem uma mãe narcisista é acostumado a ouvir uma lista enorme de coisas que devem ou não fazer quando vão receber uma visita em casa ou em outras ocasiões que envolve outras pessoas. Isso porque quem sofre com o transtorno de pensar apenas em si mesmo gosta de manter uma boa aparência em público, pois se preocupam com o que as outras pessoas vão dizer sobre elas.

3 – A conversa sempre gira em torno de si mesma

Para muitos filhos isso chega a ser um grande problema. Eles não conseguem conversar com a mãe sobre um trabalho da escola ou uma dificuldade que estão enfrentando no relacionamento, pois, querendo, ou não, a conversa sempre gira em torno delas.

4 – As pessoas ao seu redor são como escravas

Quem convive com pessoas narcisistas sabe o que é se sentir escrava delas, pois costumam pedir uma incansável lista de coisas a fazer para seus filhos, e eles agem como servos na esperança de conseguir um pouco de carinho e atenção da mãe, já que tudo o que ela fala e faz gira ao seu redor e é para o seu único bem.

5 – Gostam de manter o controle de tudo

Quem tem uma mãe narcisista sabe o que é ter uma pessoa controlando tudo. Sim, absolutamente tudo. As músicas que o filho ouve, as amizades, as roupas que eles vestem, e possíveis hábitos que as crias devem ter. Na maioria das vezes elas fazem chantagem emocional em troca de que suas vontades sejam feitas.

6 – Não se contentam quando as coisas não dançam conforme a sua música

Pessoas narcisistas tendem a perder o temperamento com bastante facilidade. E se tem uma coisa que fazem as mães narcisistas perderem o controle facilmente é quando uma coisa não sai como elas queriam ou esperavam. Em muitos casos, os filhos e familiares de uma mãe com esse transtorno são obrigados a agir sempre como elas querem com receio de ficarem bravas.

7 – Culpam os filhos pelos problemas e erros

Um relacionamento positivo é aquele que existe troca de afeto, carinho e admiração de ambas as partes, porém, em relacionamentos de filhos com mães narcisistas não costumam ser assim, e, geralmente, os filhos crescem diferente do que a mãe planejou. Mas, claro, elas sempre vão culpar as crias por não serem “perfeitas” e ainda compará-las com outras crianças.

8 – Os filhos são carentes de atenção

Só quem tem uma mãe narcisista sabe o que é viver com um vazio no coração. Eles crescem com a sensação de que deveriam ter recebido mais amor e atenção, e ficam reféns dos pais.

9 – Sofrem com baixa auto-estima

O jeito egoísta que elas agem com os filhos e pessoas próximas são apenas um método que as mães narcisistas geralmente usam para disfarçarem o complexo de inferioridade que no fundo sentem e não gostam de demonstrar para o mundo, muito menos para os filhos, que são os mais afetados quando as crises de depressão acontecem.

A sua mãe apresenta alguns desses sinais? Comente conosco a sua experiência. Não esqueça de compartilhar também com seus amigos.

 

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *