Broa de fubá de Canjica

Existem muitas receitas de broa de fubá, todas deliciosas, mas aqui apresento uma que me chamou a atenção por ser feita com fubá de canjica. Essa broa, broinha de fubá de canjica com queijo é uma receita da Mariza Martins, da Pão e Poesia. 

Lá vai, então, a receita de “Broinhas de fubá de canjica com queijo”:

broa_fubá-cangica

Broa de fubá de canjica

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 xícaras mal cheias de óleo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 8 ovos
  • 1 colherinha de café de sal (atenção ao queijo salgado, não abuse do sall)
  • 3 xícaras de fubá de canjica artesanal (diz Mariza que, com fubá industrializado não dá certo)
  • 1 queijo fresco pequeno ou médio, a gosto
  • Fubá para untar a xícara para dar forma às broinhas

Modo de fazer

  1.  Primeiro ligue o forno em temperatura de mais ou menos 250 graus Depois, bater no liquidificador o leite, óleo, ovos, sal e açúcar.
  2. Despejar em uma bacia e misturar o fubá até dissolver bem as bolinhas, até ficar uma massa bem lisa. Quando a massa estiver completamente lisa é porque já absorveu todo o fubá.
  3. Então, encha uma colher de massa, erga e faça como se fosse entornar. A massa, quando está no ponto, não cai rápido mas cai. Se estiver meio mole, acrescente mais,um pouquinho de fubá. Se estiver muito dura, ponha mais um pouquinho de leite.
  4. Quando a massa está no ponto certo, esfarele o queijo com as mãos em pedaços não muito miúdos e misture delicadamente.
  5. Unte uma xícara de chá ou coisa parecida com óleo ou manteiga, jogue um pouco de fubá, pegue mais ou menos uma colher de sobremesa de massa e despeje na xícara untada.
  6. Chacoalhe até a broinha ficar redonda, retire o excesso de fubá e coloque na forma guardando um certo espaço, pois ela cresce bem. Repita até acabar a massa. Não precisa untar a forma. É preciso manter a xícara sempre com um pouco de fubá para formar as bolinhas.
  7. Asse por uns 15 minutos assim e abaixe o fogo depois de começar a crescer, para secar. Nunca gasta menos de 30 minutos para assar.

Essa medida dá mais ou menos 45 broinhas. A massa pode ser guardada na geladeira por uns 3 dias sem problema.

Também vale a pena fazer essa receita gostosa para um lanche da tarde, no final de semana. Experimente!

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *