Conheça os Benefícios do Bálsamo Para Sua Saúde

O bálsamo, que também é conhecido por balso, óleo vermelho, cabureira e pau vermelho, é de origem asiática, mas também passou a ser cultivado na América Tropical e África do Sul. Este produto possui excelentes propriedades cicatrizantes e digestivas. Além disso, funciona como hidratante e anti-inflamatório da pele. Conheça logo abaixo todos os benefícios do bálsamo para a saúde de toda sua família.

Veja lista de benefícios do bálsamo

1- Controle da Glicose no Sangue

O flavonoide canferitrina, que é um tipo de antioxidante encontrado no bálsamo, se mostra muito eficiente para controlar a glicose da corrente sanguínea. Isto ocorre por que esta enzima faz com que a glicose seja mais bem absorvida pelas células hepáticas (fígado).

Desta forma, ocorre o controle da glicose no sangue das pessoas. Assim, algumas pessoas passam a utilizar o bálsamo, mas nada ainda foi comprovado cientificamente para diabéticos. Porém, não custa usar o produto para tal finalidade.

2- Ação Anti-inflamatória

O bálsamo possui uma substância chamada Kaempferol em sua composição, que possui propriedades anti-inflamatórias. Com isso, o bálsamo pode ser eficaz para controlar as inflamações que ocorrem no estômago, como a gastrite e as úlceras, por exemplo.

benefícios do bálsamo

3- Pele Saudável

O óleo extraído do caule do bálsamo tem ação hidratante. Com isso, o mesmo ajuda na nutrição e reparos que a pele necessita. Dessa forma, ocorre a renovação celular, com a eliminação de manchas do rosto e de linhas de expressão, que passam a ser suavizadas com o uso do bálsamo.

 

Outros benefícios do bálsamo

  • Ajuda a controlar dores de dente no ouvido;
  • Controle de amigdalites e gastrite;
  • Recuperação de torções e contusões;
  • Ajuda na cicatrização de feridas;
  • Controle de doenças respiratórias;
  • O óleo de bálsamo também ajuda a curar queimaduras, herpes labial, eczemas, assaduras, entre outras doenças de pele;
  • Ameniza problemas do aparelho urinário.

Aprenda a preparar chá de bálsamo

Você vai precisar de:

  • 5 folhas de bálsamo;
  • 500 ml de água.

Coloque os ingredientes dentro de uma chaleira, levando ao fogo por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, deixe a bebida abafada por mais 10 minutos.

Para finalizar, é só coar e adoçar a gosto, com mel de preferência, pois é mais saudável que o açúcar. É preciso consumir o chá três vezes ao dia antes das refeições.

Suco de bálsamo

O bálsamo também pode ser consumido em forma de suco, sendo muito simples o seu preparo. A bebida deve ser consumida no período da manhã. Anote aí os ingredientes:

  • 10 folhas de bálsamo;
  • 1 copo e meio de água.

Pegue todos os ingredientes e bata no liquidificador até que esteja apto para ser consumido. Em seguida, reserve a bebida em um copo ou garrafa. Para finalizar, adoce o suco com mel ou açúcar, de sua preferência e a gosto.

O bálsamo também pode ser amassado junto com óleo de oliva, sendo indicado desta forma para ser aplicado em regiões da pele que estão inflamadas.

Cuidados com o bálsamo

É recomendável não usar mais de 10 folhas de bálsamo (chá ou suco), pois a pessoa pode vir a sofrer com desconforto intestinal, com diarreias.

 

Fonte

Loading...

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *