Essa é quantidade de sal que existe nas comidas e bebidas que consumimos diariamente

Essa é quantidade de sal que existe nas comidas e bebidas que consumimos diariamente]

Essa é quantidade de sal que existe nas comidas e bebidas que consumimos diariamente

Essa é quantidade de sal que existe nas comidas e bebidas que consumimos diariamente

Atualmente, graças à correria do dia-a-dia e ao estilo de vida que a maioria de nós mantém, manter uma alimentação saudável, longe das comidas processadas e com foco nos produtos naturais pode ser um desafio tremendo. Ao manter uma dieta sem ficar de olho no que estamos ingerindo podemos estar consumindo muito mais coisas que nos fazem mal do que percebemos.

Dentre alguns dos ingredientes que podem ser os vilões da alimentação, um dos mais consumidos sem preocupação é o sal. Popularmente chamado dessa forma, o composto tem o nome científico de cloreto de sódio. E é exatamente aí que mora o perigo.

Doses excessivas de sódio podem contribuir no desenvolvimento de doenças graves, como insuficiência renal , hipertensão e problemas cardiovasculares. Por isso, quem quer escapar dos problemas e manter a saúde em dia deve buscar reduzir o consumo de sal.

E se você pensa que ir para os doces pode te livrar do sódio, você está bem enganado. Refrigerantes, bolos prontos ou sorvetes são alguns dos doces que podemos utilizar como exemplo e carregam altas doses de sódio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o valor máximo de sal que deve ser consumido diariamente é de apenas 5g, que contém 2g de sódio. No Brasil, porém, o consumo atual é duas vezes maior do que isso, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

O grande problema é que o sal está em praticamente todas as refeições que consumimos, principalmente em alimentos processados, congelados ou consumidos fora de casa, como em redes de fast-food, por exemplo. Isso acontece porque esses produtos precisam apostar no excesso de sal para conseguir manter a qualidade e o sabor dos alimentos, que ficam preservados por muito tempo.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi, olhar a tabela nutricional dos alimentos pode ajudar um pouco na hora da tentativa de reduzir o consumo de sal. Essa é a única maneira de saber quanto sal existe na comida, se você não foi o responsável por produzi-la.

Porém, é importante lembrar que os pacotes costumam indicar referências com base em uma porção determinada. Caso você esteja comendo uma porção maior do que a indicada na embalagem, é importante ficar atento.

Para manter o consumo no nível saudável e recomendado pela OMS, tente consumir alimentos com menos de 480mg de sódio por porção.

1 – Refrigerante de cola

A cada 200ml, 10mg são de sódio.

2 – Refrigerante de laranja

A cada 200 ml, 17mg são de sódio.

3 – Refrigerante light

A cada 200ml, 28mg são de sódio.

4 – Leite integral

A cada 200ml, 130mg são de sódio

5 – Leite desnatado

A cada 200ml, 124mg são de sódio

6 – Achocolatado em pó

A cada duas colheres, aproximadamente 16mg são de sódio.

7 – Margarina e manteiga

A cada 10g, 74mg são de sódio.

8 – Iogurte de morango

Uma unidade tem 45mg de sódio.

9 – Sorvete de chocolate

Uma bola de sorvete contém cerca de 21mg de sódio.

10 – Bicoito recheado

Cada 30g de biscoito tem aproximadamente 49mg de sódio.

11 – Macarrão instantâneo

Cerca de 2g de sódio por pacote.

12 – Molho de soja

Uma colher de sopa tem cerca de 855mg de sódio.

Esses são só alguns dos alimentos ricos em sódio que fazem parte do nosso consumo diário. Não se esqueça de ficar atento às informações nutricionais e moderar nas porções consumidas. Na dúvida, consulte algum profissional da área para prestar maiores esclarecimentos sobre os riscos que o sódio pode oferecer à sua saúde.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *