Estes São Os Alimentos Que Você Deve Comer Ou Evitar De Acordo Com Sua Idade

Sempre falamos o quanto é importante manter uma dieta saudável.

No entanto, poucos levam em consideração a idade.

Isso mesmo!

O que você come tranquilamente aos 20 anos pode ser prejudicial aos 30 ou 40.

Isso não é por acaso.

O fato é que nossa digestão vai ficando mais lenta com o passar do tempo.

Para esta matéria, trouxemos dicas de alimentos indicados e contraindicados para cada faixa etária.

10 a 15 anos:

A partir dos 10 anos de idade, o corpo exige mais proteínas e carboidratos.

Esta é a famosa “fase de crescimento”.

Nesse período, o adolescente deve comer duas porções diárias tubérculos, como batata-doce, inhame e macaxeira (aipim).

Um ingrediente especial que não deve faltar é o consumo de gergelim, pois é rico em cálcio e muito mais recomendado do que o leite de vaca.

Aos 20 anos:

Nesta idade, o corpo tem um metabolismo rápido, o que ajuda as pessoas a manter o peso, mesmo que elas tenham uma dieta pouco saudável.

Recomenda-se o consumo regular de nozes, sementes, carne magra, galinha de capoeira, ovos caipiras, feijão e sementes germinadas.

Quem está na faixa dos 20 anos é mais propenso a sofrer com gastrite, pois costumam ser pessoas que ainda não se preocupam muito com a dieta.

É por isso que ter um planejamento diário de cardápio é uma ideia muito interessante para que os jovens pouco disciplinados na cozinha.

Aos 30 anos:

É uma realidade dura, mas aos 30 anos, o apetite continua enorme, embora o metabolismo diminua.

Ou seja: é muito mais fácil de engordar.

Depois que a pessoa casa, tem filhos e intensifica o trabalho, manter o peso e a saúde é mais difícil.

Evite beber refrigerante diariamente.

O ideal é eliminar esta bebida completamente.

Afinal de contas, todo mundo sabe que ela engorda e causa muitos problemas de saúde.

No caso das mulheres, a situação é ainda mais delicada.

A gravidez muda o corpo feminino, por causa da alteração de hormônios.

Para manter a energia e a saúde, recomenda-se o consumo de feijão-preto, proteínas, amêndoas, castanha-do-pará e  azeite de oliva regularmente.

Outra boa dica é acrescentar chá verde na dieta, pois ele melhora a digestão.

Aos 40 anos:

 

Nesta idade, é muito importante pensar na saúde do coração e dos ossos.

Infelizmente, os homens acima dos 40 anos são mais propensos a sofrer com doenças cardiovasculares.

Os alimentos mais recomendados são fibras, especialmente a solúvel, encontrada em feijões, ervilha, aveia, maçã e frutas cítricas.

Aos 50 anos:

Nesta fase, todo mundo corre o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Mulheres na menopausa, por exemplo, têm o abdome constantemente inflamado, o que pode afetar o coração facilmente.

Para reduzir esse risco é aconselhável tomar ômega 3 e complexo B.

Por isso, é bom investir em alimentos como peixe, levedura de cerveja e linhaça.

Aos 60:

Esta é a hora da verdade!

Aos 60 anos, podemos saber se nos alimentamos bem ou não durante a vida toda.

De qualquer maneira, você deve seguir uma dieta equilibrada.

Consuma pequenas refeições (cinco vezes ao dia) com vitaminas e suplementos.

Sabemos que a dificuldade de mastigar acaba inibindo o apetite.

Então, quando os idosos não têm uma dentadura forte, aconselha-se o consumo de alimentos macios, sem perder a riqueza de nutrientes.

Há muitas opções, como frutas e vegetais, que contêm propriedades antioxidantes e fibras.

Se uma pessoa consome muita fibra, ela deve beber bastante líquido também, para evitar constipação – de 1,5 a 2 litros de água é o recomendado.

Aos 70:

Infelizmente, nesta idade, muita gente fica dependente de remédios, por causa das doenças crônicas.

Pergunte ao seu médico quais alimentos podem interferir no seu tratamento com remédios e suplementos.

Aos 80:

Chegar aos 80 anos não é uma carta-branca para se descuidar da dieta.

Continue investindo em alimentos saudáveis e fuja de carnes processadas ou fast-foods.

Você só tem a ganhar com isso.

Afinal, a boa dieta aumenta a imunidade e, por consequência, a longevidade do corpo.

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