Dicas para sacar FGTS de contas inativas.

Aprenda a sacar seu dinheiro do FGTS de contas inativas.

O governo vai liberar o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até 31 de dezembro de 2015.

Muitas pessoas não sabem, mas será possível sacar o seu FGTS que esta parado em alguma conta inativa.

O que seriam estas contas inativas?

Bem é simples, estas contas se referem aquela em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

O governo irá disponibilizar esse dinheiro e vamos mostrar aqui como você poderá ter acesso a ele.

Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.

A partir de agora, quem está atualmente empregado passa a poder sacar o valor de uma conta inativa, desde que o afastamento do emprego anterior tenha ocorrido até 31/12/2015.

O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, tentar sacar o dinheiro de uma conta que esta atualmente sendo depositado pelo empregador atual.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira informa que o cronograma para o saque de contas inativas terá sua divulgação prevista para o início de fevereiro e levará e será baseada na data de nascimento dos beneficiários.

O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows).

É possível também receber todas as informações do seu FGTS através do seu aparelho celular por SMS ou email.

O governo procura com esta medida reaquecer a economia permitindo ao trabalhador sacar até todo o valor contido nas contas inativas entretanto não foi dito a data de quando estes valores estarão disponíveis.

São mais de 10 milhões de trabalhadores com contas inativas com valores inferiores a um salário minimo que poderão usufruir desta inciativa do governo.

Legalmente, quando o trabalhador termina o vínculo empregatício por decisão da empresa, ele sempre teve direito de sacar seu FGTS, porém, quando o término é por decisão do empregado, o mesmo nunca teve este direito ou apenas depois de 3 anos desde que este não tivesse vínculo empregatício.

Agora, o Governo esta permitindo este saque, porem até o término dos contratos que ocorreram até 31/12/16.

Veja as dicas abaixo de como proceder:

1. Entre no site da Caixa, cadastre teu número do PIS e consulte seu saldo de contas inativas até dezembro de 2015.

2. Atenção! Você não sacará teu FGTS ainda. O governo irá divulgar até FINAL DE FEVEREIRO DE 2017 um cronograma de datas pra saber quando você poderá sacar.

3. Como da tempo até lá, ligue no 0800 726 0207 e peça seu cartão do cidadão caso ainda não o tenha.

É grátis e chega na sua casa. Lembre-se de confirmar o endereço.

4. Eu tenho o cartão mas esqueci a senha: vá a qualquer casa lotérica e refaça-a. Dica: são 6 números

5. Quando o governo divulgar a data que você poderá sacar, com teu Cartão do Cidadão vá no caixa eletrônico e saque sua grana com a maior comodidade.

Você ainda pode:

Pessoalmente

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

Pela internet através do site da Caixa

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep) que está em sua carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

Para consultar seu saldo, clique aqui.

Informações gentilmente cedidas pelo nosso ilustre membro do Grupo Mistura Geral no Facebook Carlo Francis que também é funcionário da Caixa Econômica Federal e  também consultamos o site G1.

Essa informação é de utilidade pública, repasse-a pois evitará que muitos fiquem na fila para receber exatamente essa informação.

Tags:
Últimos Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *