Garrafa Plástica com água ameaça a saúde

Garrafa plástica com água pode ser prejudicial a saúde

Garrafa Plástica com água: Sabemos que a água é um elemento indispensável na vida de qualquer ser vivente.

É muito comum comprarmos água para poder enfrentar o trânsito de uma cidade grande que vive com suas ruas e avenidas congestionadas ou até mesmo quando se  viaja de carro, é costume nosso carregar uma garrafinha de água para matar a sede e hidratar o corpo, e isso se intensifica nos dias de calor.

Não há dúvidas de que a a água é a melhor bebida para hidratar o seu corpo e matar a sede, mas podemos correr riscos a nossa saúde por falta de informação.

Por isso esta matéria ela é um alerta e vai servir para você ficar por dentro e ser conhecedor ao entender  por que uma simples garrafinha de plástico pode representar uma forte ameaça à sua saúde.

O problema é que estas garrafas plásticas possuem em sua composição uma substância química,  o bisfenol A.

Segundo a doutora Cristiane Kochi, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o bisfenol A pode provocar distúrbio hormonal principalmente em grávidas e em bebês.

O maior problema com o bisfenol é que suas moléculas são bem instáveis, e elas podem migrar dos objetos (garrafas plásticas) para os alimentos com mudanças de temperatura.

Existem fortes suspeitas e estudos sendo feitos  onde o Bisfenol A que além de cancerígeno, é considerado responsável pela má qualidade do esperma e com isso ele prejudica a fertilidade masculina.

O que podemos fazer para evitar os efeitos dele?

Quanto mais longe ficarmos de produtos que contém ele em sua forma, melhor seria, porém, tarefa um tanto complicada de ser executada.

A boa notícia é que você pode diminuir, minimizar os riscos.

Vejamos como proceder:

garrafa plástica

  • – não coloque comida quente (principalmente com gordura) em recipientes plásticos;
  • – Não coloque embalagens plásticas com água, sorvete e outros alimentos no congelador;
  • – Não tome chá ou cafezinho em copo plástico.

Além dessas recomendações, se você tem filhos recém-nascidos, observe se a chupeta e mamadeira dele são livres de bisfenol A, o que é geralmente informado na embalagem.

Aqui no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização de chupetas e mamadeiras de plástico com essa substância.

Mas os leitores de outros países devem ficar atentos.

Alguns fabricantes já estão oferecendo vasilhas e garrafas livres de bisfenol A.

Essa informação consta no rótulo normalmente com a frase “livre de BPA/ BPA free”.

E o pessoal de academia que leva sua própria garrafinha ou squeeze de plástico deve procurar no comércio garrafas ou squeezes “BPA free”.

Agora outra informação importante: colocar o alimento/bebida em um recipiente de plástico no congelador é ruim, mas é menos perigoso do que colocar o alimento/bebida quente em vasilha ou garrafa de plástico.

Não estamos dizendo que,  teremos câncer ou alguma disfunção hormonal pelo consumo destas garrafas,  apenas estamos informando que você poderá estar aumentando o risco dessas doenças.

Não vá ficar desesperado com isso pois ficar doente é algo tão comum, desde nosso nascimento.

Importante é estar ciente e informado e assim a sua saúde agradece. Esta é a intenção desta matéria.

Vamos observar garrafas plásticas com água que contenha está substância e evitar o consumo delas para amenizar a situação.

FONTE

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *