NOTÍCIA IMPORTANTE! Venda de medicamento suspendida por causar trombose e até morte

Essa medida foi tomada depois da ANSM ter verificado que a utilização desse medicamento – consumido como anticoncepcional e para combater os problemas relacionados com o acne – foi a responsável por quatro mortes na França nos últimos 27 meses. A diretora dessa agência, Dominique Maraninchi, divulgou que a proibição de circulação do medicamento terá início dentro de 3 meses. Se alguém tomar a Diane 35 regularmente, Maraninchi sugere que deixe de tomar de imediatamente.

A principal causa de morte com origem no consumo desse anticoncepcional é a trombose venosa profunda. Esse é um problema provocado pelo aparecimento de coágulos no sangue, localizados nas veias das suas pernas. Essas veias, como têm ligação com o seu cérebro e os seus pulmões, poderão arrastar esses coágulos até eles, dando inicio a uma embolia pulmonar.

O decréscimo da velocidade do fluxo sanguíneo, uma malformação da veia ou uma maior possibilidade de coagulação do seu sangue, são as principais causas de uma trombose venosa profunda. Por serem praticamente impossíveis de detectar, estes sintomas representam um perigo iminente e silencioso para a sua saúde e bem-estar.

A ANSM anunciou ainda que iria comunicar com as entidades competentes, no sentido de impedir a prescrição da Diane 35, por parte dos médicos que a receitam às mulheres, sem olhar aos efeitos secundários comprovados. Esse medicamento deve ser olhado com desconfiança e devemos pensar nele como um perigo e não como uma solução.

 diane-758x396
 No entanto, o laboratório da Bayer, responsável pela produção e distribuição do medicamento, já reagiu a essas ações tomadas pela ANSM, emitindo um comunicado no qual sublinha que a possibilidade da formação desses coágulos sempre esteve muito clara e descrita na bula, que à qual o paciente sempre teve acesso ao comprar a Diane 35.

No Brasil, a Diane 35 é utilizada há mais de 20 anos. Ela é recomendada, na maior parte dos casos, a mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico (uma vez que a pílula contem ciproterona e estimula a ovulação), para quem sofre de acne e para quem apresenta uma pele e cabelo fracos.

Mário Martinez – o chefe de equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Luiz, em São Paulo, diz que todos os medicamentos anticoncepcionais apresentam risco de trombose e, por isso, é sempre recomendada uma consulta com um ginecologista, para avaliar a situação de cada paciente. Se você tem problemas crônicos ou genéticos, ou se você leva uma forma de vida menos saudável, você terá maior probabilidade de sofrer uma trombose. Caso você não apresente qualquer risco de trombose, você não devera ter problema algum ao tomar o Diane 35.

A Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, já anunciou que se encontra a analisar a situação, não tendo ainda recebido qualquer relato médico referente a pacientes que atravessaram problemas provocados pela Diane 35.

Veja também está matéria de nossa autoria:

Perigos do Omeprazol para saúde.

Quaker pode estar utilizando substância cancerigina na aveia.

Ministério da Saúde de País Asiático proíbe venda de Ketchup Heinz

Fonte

Últimos Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *