Os 12 Alimentos que Parecem Saudáveis, Mas não são!

Conheça os alimentos que parecem saudáveis, Mas não são. Pois, Hoje na indústria de alimentos oferece várias opções para se manter saudável e ter uma boa dieta; no entanto, existem produtos que são vendidos com a promessa de ser saudável e não são. Além disso, Muitos deles, em vez de trazer benefícios para saúde nos trazem malefícios.

No processo de industrialização, além de sal, açúcar e gordura, são adicionadas diversas substâncias químicas para realçar sabor e fazer o produto durar mais tempo, muitas das quais ainda não se sabe bem que efeito podem ter a longo prazo no organismo. Aparentemente inocentes, há alimentos que estão em várias dietas e são considerados pela maior parte da população como saudáveis, mas podem fazer com que você ganhe peso e, pior, ainda desenvolva doenças. Então, confira os 12 alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

12-alimentos-parecem-e-n-sao-saudaveis-2

1. Suco de caixinha: Esse é um dos principais alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Pois, Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!).

2. Barra de Cereal: Esse é outro dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Pois, Muita gente muda o hábito de ter um doce na bolsa por uma barra de cereal, mas algumas dessas barrinhas são quase um doce de tanto açúcar que contêm, além de possuírem conservantes e aromatizantes. O nível médio de fibra é de um grama e isso é pouco para as necessidades do organismo, o que também reduz o potencial de satisfação – então a pessoa acaba consumindo muito ou comendo outro alimento depois. As barras melhores têm 3 e 5 gramas de fibras. Mesmos as lights e diets, são feitas com adoçantes, o que não é tão saudável como podemos pensar.

3. Peito de Peru: Entre os embutidos, é o “menos pior. Mas é preciso se lembrar de que ele é uma carne processada e tem muito sódio na composição, um perigo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, conservantes estão relacionados ao aumento dos riscos de vários tipos de câncer.

4. Chás em Lata: Os chás em lata possuem flavonoides, substâncias antioxidantes. Porém eles também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante à dos refrigerantes. Além disso, alguns tipos de chá são ricos em cafeína, que pode causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.

5. Temperos Prontos: A maioria tem doses altíssimas de sódio e substâncias químicas. Entre elas, o glutamato monossódico, um realçador de sabor que altera as papilas gustativas e cria uma espécie de vício. Como o gosto é intenso, quando não o usamos, achamos que nada tem sabor. Portanto, quando for cozinhar, prefira sempre ervas frescas para dar um gostinho especial ao prato, alguns são boas opções como a Salsa, Hortelã, Erva-doce, Coentro, Pimenta,Alho, Pimenta-do-reino e outras.

 

6. Saladas Elaboradas: Esse é um dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Pois, Um erro comum é assumir que tudo que envolve a palavra “salada” tem que ser saudável. Saladas com atum, frango e camarão frequentemente são carregadas de maionese, com gorduras e calorias escondidas entre seus ingredientes. Sendo assim, se for fazer essa escolha, dê preferência à maionese light e fique de olho ao tamanho da porção. Melhor ainda se você fizer a própria salada em casa – assim pode controlar a quantidade e, sobretudo, os ingredientes.

7. Empanados de Frango: Parece carne de Frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ele não é saudável. Para piorar, o que dá gosto à mistura é o glutamato monossódico. Além disso, A substância realça o sabor e interfere no paladar da criança, deixando a papila gustativa acostumada a esse tipo de alimento.

8. Cream Cracker Integral: Cinco biscoitos integrais equivalem a um pão francês, que é menos processado e contém menos gordura e sacia mais – mas costuma ter muito mais sal. O biscoito integral tipo cream cracker também costuma ter pouca fibra, pois é feito com farinha de trigo enriquecida com ferro e outros nutrientes, mas não é realmente integral.

12-alimentos-parecem-e-n-sao-saudaveis

9. Chocolate Diet: Esse é um dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Pois, Para quem está fazendo dieta, a ideia de poder consumir chocolate sem açúcar parece razoável. O problema é que para tornar este tipo de alimento comestível são adicionadas doses extras de gordura, e ele se torna mais calórico que os convencionais. No caso dos diabéticos, sem problemas com colesterol, o consumo moderado vale.

10. Azeitonas: A Azeitonas é um alimento interessante para ser usado como tempero em muitas preparações. Sua gordura é insaturada e ajuda na redução do colesterol ruim. Mas é preciso lembrar que a azeitona que comemos é conservada em água com sal, daí o consumo precisa ser moderado. De três a quatro unidades em dias alternados está ok!

11. Frutas em Calda: Não se engane achando que está comendo algo saudável. A começar pela calda, carregada de açúcar. E, como a fruta é processada, perde fibras e outros nutrientes. Ok, é melhor que uma bomba de chocolate, mas consuma só de vez em quando.

12. Sopas em Pó: As Sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias. Porém as versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio: algumas chegam a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. Além disso, O problema é que é fácil tornar o consumo dessas sopas um hábito, e isso não é saudável. Elas não têm fibras, não têm nutrientes bons, além do excesso de sódio.. A sugestão do médico é fazer sopa caseira uma vez por semana e congelar.

Fonte: Saúde Dica

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *