A Cor da gema do ovo faz toda diferença

Ovo a cor da gema indica o qual é mais saudavel

Ovo é um alimento, que esta presente em quase toda as receitas da culinária, e também muito usado nas dietas de artistas atletas, pessoas que praticam algum tipo de atividade física.

Descubra qual destas gemas de ovos veio realmente de uma galinha saudável.

Seja frito, cozido, de gema mole ou dura e até mesmo cru. o ovo esta presente sempre no cardápio.

Mas você saberia dizer qual ovo é o mais nutritivo, ou como distinguir qual galinha teve uma alimentação mais saudável, apenas observando a cor da gema?

1

Veja também estas matérias de nossa autoria:

ELIMINE O CHEIRO E O GOSTO DE OVO NAS RECEITAS!

6 razões pra não jogar casca de ovo fora

Clara do ovo – Saiba o que acontece se comer ela

  1. Aparentemente, a coloração dos ovos diz muito mais do que imaginamos e vai além da simples rotulação “ovo” e “ovo caipira”. Um estudo divulgado, diz que galinhas criadas em um habitat natural são mais vigorosas e tendem a produzir ovos com mais proteínas e vitaminas do que galinhas criadas em granja.
  2. De acordo com a Dra. Hilary Shallo Thesmar, diretora do Programa de Segurança Alimentar para ,o que difere as cores das gemas é o processo de alimentação das galinhas.
  3. Assim, as penosas que vivem livres, leves e soltas, comem insetos, grãos que encontram pelo chão, milho e plantas que possuem xantofila (substância que dá o tom amarelo/laranja à gema).
  4. Enquanto as aves de cativeiro, segundo o Mother Earth News, comem ingredientes como suplementos de vitaminas A, D3, E, B12, Ácido Fólico, Sal, Óxido de Manganês, Cloreto de Cobre, Óxido de Zinco… e muitos outros alimentos industrializados.
  5. Mas por que se preocupar com a saúde de uma galinha? Bom, no final das contas, nós que comemos os ovos e a saúde dela reflete diretamente na nossa. Ou seja,  vamos nos importar com a qualidade de vida das cacarejadoras sim!

Conforme uma notícia veiculada pelo site , os ovos cultivados fora das granjas possuem menos colesterol e gorduras saturadas, mais vitamina A, ômega-3, vitamina E e Betacaroteno.

Mesmo assim, as empresas  ainda afirmam que a cor da gema está especificamente relacionada com a presença de carotenoides em geral e que isso não é um indicador de qualidade de nutrientes, contrariando a Dra. Hillary.

Por fim, quanto mais laranja for a gema do ovo, melhor será a qualidade da alimentação da galinha e consequentemente, melhor será a qualidade do “zoiúdo”.

Galinha sadia, ovo sadio.

Se manter a saúde em ordem é uma preocupação diária, procure consumir ovos que não venham de “fazendas industriais” e você potencialmente terá mais qualidade em sabor, textura e nutrientes.

É fácil identificar ovos “não industrializados” no mercado

Aqueles que não provém de granja (ovos caipiras) são menores e sua casca é mais rígida, porém, sempre que possível, pergunte ao comerciante/feirante sobre a origem do ovo e isso irá minimizar suas chances de comprar uma cartela errada.

Esta é uma matéria  sobre conhecimento.

FONTE

Últimos Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *