Pesquisa Revela Que O Transtorno De Ansiedade Está Ligado A Este Tipo De Abuso

O que será que acontece na vida de uma pessoa para que ela desenvolva transtorno de ansiedade?

Acredite: nem sempre é preciso haver ações violentas; às vezes, apenas palavras são capazes de atingir nosso emocional.

Segundo os cientistas, a violência verbal, até pela internet, pode causar graves efeitos negativos em nosso cérebro.

Outra questão importante: nossas habilidade cognitivas, personalidade e consciência de quem somos dependem muita das nossas experiências na infância.

Afinal, todo mundo sabe que nosso cérebro se desenvolve gradualmente com o passar dos anos.

Em entrevista para Psychology Today, o dr. Douglas Fields, neurocientista e professor adjunto de neurociência e ciências cognitivas da Universidade de Maryland (Estados Unidos), disse que um ambiente hostil afeta terrivelmente o cérebro de uma criança, e as sequelas podem ficar para a vida toda.

 

Por isso, crianças que sofrem abuso sexual, físico ou simplesmente presenciam agressões dentro de casa, sempre têm alterações físicas anormais no cérebro.

Com o tempo, é comum que elas acabem desenvolvendo problemas psicológicos.

Um estudo publicado no American Journal Of Pstchiatry mostrou que jovens com idade entre 18 e 25 anos que nunca sofreram abuso sexual, violência doméstica ou abuso físico dos pais eram menos propensos a sentimentos de raiva, depressão ou ansiedade.

O estudo também revelou que palavras negativas e violentas durante o ensino médio causa um sério impacto sobre o cérebro, que ainda não está completamente desenvolvido.

Os cientistas concluíram que o abuso verbal, seja pelos pais e demais parentes (em casa) ou por não parentes (na escola ou na internet), causa graves efeitos sobre a estrutura do cérebro, acarretando distúrbios psicológicos como ansiedade.

Ou seja, não podemos dizer que “palavras são só palavras”, isso não é verdade!

Elas têm o poder de salvar vidas, mas também de destruir, causando ansiedade, depressão, hostilidade, ódio e medo.

Pessoas egocêntricas são muito perigosas aos indivíduos sensíveis, pois elas tendem a manipular e baixar a autoestima deles.

Como defesa, as vítimas de transtorno de ansiedade acabam perdendo o equilíbrio e tomando decisões das quais acabam se arrependendo mais tarde.

 

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *