Torta de Maçãs sem Açúcar e sem Glúten

Torta de Maçãs Especial para Celíacos e Diabéticos

Fazer uma torta de maças sem farinha de trigo e açúcar é mais do que possível e além de tudo muito saborosa: o truque é escolher os ingredientes certos, e então você irá criar um doce com um índice glicêmico muito baixo e, acima de tudo, sem glúten. Resumindo, uma receita perfeita para todas as pessoas celíacas, mas também para aqueles que têm de lidar com diabetes. Prepará-la é muito fácil, também porque o processo é mais ou menos o mesmo que serve por uma torta de maçãs tradicional.

Em lugar da farinha de trigo temos que usar a farinha de amêndoas descascadas, mas nada proíbe a utilização de outras farinhas como por exemplo farinha de coco, dependendo das preferências e dos gostos. Tenha cuidado, entretanto, para não exagerar, porque a ausência de açúcar não significa que os diabéticos possam encher a barriga: também as maçãs contém açúcar, e seu índice glicêmico aumenta quando são cozidas e menores quando estão cruas. O verdadeiro segredo, enfim, é a massa amanteigada preparada sem farinha refinada:

torta de maçãs

torta de maçãs

Ingredientes:

  • Adoçante em Pó Natural Stevia
  • Sal do Himalaia
  • 2 ovos
  • 280 g de farinha de amêndoas
  • 600 g de maçãs
  • 1 limão
  • ½ colher noz moscada
  • 1 colher de gengibre em pó
  • 1 colher de canela
  • 50 g de manteiga clarificada

Modo de Preparo: maçãs

  • Descasque as maçãs e corte-as.
  • Coloque-as  dentro de uma tigela com suco de limão, noz moscada, canela e gengibre.
  • Derreta a manteiga clarificada e em seguida misture-as com as maças acrescentando adoçante natural Stevia em pó.
  • Macere as maças.

Modo de Preparo: Massa amanteigada

  1. Em um recipiente grande prepare a farinha de amêndoas em uma pilha, com um buraco no meio, misturando dois ovos e uma pitada de sal. Então, misture tudo com uma colher de pau ou suas mãos (você pode poupar trabalho usando um processador de alimentos), misturando bem até obter uma bola compacta. Agora, com a ajuda de um rolo de massa, a massa deve ser esticada entre duas folhas de papel de forno, previamente passadas com um pouco de farinha de amêndoa, e achatada, com uma espessura de meio centímetro.
  2. A massa deve ser dividida em duas partes: uma parte vai servir para a base, enquanto a outra irá servir para o topo. A torta está quase pronta: com o papel de forno cubra o fundo de um molde com um diâmetro de cerca de 18 cm (pode ser cerâmica, de vidro ou de alumínio: a diferença não importa), o qual deve ser preenchido com a base esmagando-a e fazendo com que caiba direitinho. As maçãs, depois que forem enxugadas (devem ter perdido um pouco de suco: é uma pena jogá-lo fora, você pode bebe-lo sem problemas), devem ser depositadas na base da massa amanteigada e, em seguida, cobertas com o outro disco. As bordas dos dois discos devem ser unidas, com a ajuda de um garfo.
  3. Veja um vídeo sobre como fazer a massa amanteigada: Aqui!

torta de maçãs

Levar ao Forno:

  1. Pré Aqueça o forno por  20 minutos a 175 graus
  2. Em seguida, deixando-a outra hora a 120 graus até que a crosta se torne com uma cor marrom dourado.

torta de maçãs

Os ingredientes usados podem ser facilmente encontrados em qualquer supermercado.

Quanto à dosagem, todos podem variar ligeiramente como bem entenderem, por exemplo, adicionando mais ou menos canela ou noz-moscada, também de acordo com os sabores e temperos que você prefere mais.

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *