Espirro: sufoca-lo, pode ser fatal

Saiba todo mal causado, por um simples espirro

Quem nunca sufocou um espirro, muitas das  vezes estamos em locais fechados ou até mesmo em um lugar onde requer silêncio total. e ai surgi aquela vontade de espirrar e sem pode sufocamos o mesmo.

Mal sabemos os riscos que corremos ao sufocar um.

Você sabia que o ar que sai de um espirro pode atingir uma velocidade superior a 160 quilômetros por hora? E que, ao evitá-lo, a pressão se volta para dentro da cabeça, podendo provocar tontura, ruptura dos tímpanos, e até mesmo inflamação.

Segundo o livro “Fatos & Mitos sobre sua saúde”, do renomado médico Fernando Luchese, (foto), sufocar o espirro faz mal à saúde.

 Muitos ainda ignoram o que até parece mito mas, não é.

Prender o espirro significa que alguma impureza rejeitada pelo organismo não foi expelida.

 O espirro é uma reação involuntária do nosso organismo à presença de partículas e micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, virus, bactérias, fumaça, atuando como um eficiente mecanismo de defesa de nosso organismo. Este consiste na expulsão brusca e rápida de ar e gotículas pelo nariz e boca; muitas vezes desobstruindo o nariz.

Segurar o espirro ou espirrar pra dentro provoca súbito aumento da pressão nas vias aéreas e até dentro do crânio.

espirro

Os riscos mais comuns são:

Sangramento nasal,

Ruptura no tímpano ,

Perda de audição,

Vertigem e,

Até deslocamento de retina. Para evitar um banho de gotículas  nos mais próximos, use o lenço de leve e, não deixe de nele espirar à vontade.

Há casos inesperados de acontecer um espirro no meio de importante reunião ou em lugares formais. Aí que mora o perigo. Melhor do que arriscar a vida é ser chamado de sem-educação.

E dá-lhe Atchim…Atchim…Atchim…E a resposta dos mais esclarecidos, em vez de chamá-lo de sem-educação é : Saúde!!! Saúde!!! Saúde!!!

Esta é uma dica sobre tratamentos caseiros, nao substitui um especialista. Procure sempre seu médico.

FONTE

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *