10 Coisas Que As Mulheres Já Foram Totalmente Proibidas De Fazer

O ano de 2016 já começou problematizando um assunto antigo e que dá o que falar, o feminismo. Algumas Youtubers, com parceria do YouTube Space e comandadas por Jout Jout, fizeram vários vídeos falando sobre feminismo e suas diversas vertentes. Pensando nisso, resolvemos trazer várias curiosidades que mostram como as mulheres eram muito mais oprimidas antigamente.

Esta lista vai mostrar coisas simples como educação ou métodos contraceptivos, que eram simplesmente proibidos para mulheres. A Fatos Desconhecidos separou 10 coisas que as mulheres já foram totalmente proibidas de fazer e que você não vai acreditar:

1- Se recusar a ter relações sexuais

mulheres 1

Um meme muito famoso que existiu no Brasil ha alguns anos atrás, foi o do ator José Wilcker que dizia em uma mini série para sua mulher: “vá se lavar que vou lhe usar”. Caso a mulher se recusasse a ter relações sexuais, ela poderia ser agredida pelo marido ou até mesmo ser estuprada. Em alguns países isso era lei e ela não podia recusar de forma alguma. Ao longo dos anos a mulher conquistou vários direitos e estes “costumes” foram se perdendo. Existem países que isto ainda acontece.

2- Fumar em locais públicos

mulheres 2

Existia uma lei no começo dos anos 90 nos EUA, onde mulheres eram proibidas de fumar em público. O ato de fumar era considerado apenas para homens pois ligavam a homens machões como caubóis. Algumas mulheres até foram detidas e levadas a juízo por desrespeitar esta lei. Em 1927 a lei caiu e todos podiam fumar onde quisessem.

3- Proibidas de assistir jogos olímpicos

mulheres 3

Falar de jogos olímpicos e não lembrar de mulheres em vários esportes é impossível hoje em dia. A grande surpresa é que as mulheres na Grécia antiga, eram proibidas não só de participar dos jogos, como também não podiam ver os jogos. E o mais chocante é que caso uma mulher fosse aos jogos como espectadora, elas seriam penalizadas com a morte.

4- Jogar futebol

mulheres 4

Durante a Primeira Guerra Mundial, o futebol onde só existiam mulheres no campo, ficou bem famoso. Como muitos homens estavam na guerra, essas mulheres atraiam grandes públicos para os jogos. Porém, em 1921, médicos constataram que mulheres eram incapazes de jogar futebol e por isso foram proibias de jogar. Esta lei durou até o ano de 1971.

5- Tomar anticoncepcionais

mulheres 5

Em 1965 nos Estados Unidos, foi proibido  que mulheres tivessem acesso a remédios anticoncepcionais. De acordo com a lei, era proibido interferir de alguma forma a vontade da natureza, que era a reprodução. A lei foi derrubada em 1972.

6- Não poderiam ter um cartão de crédito

mulheres 6

O mais famoso item de banco, o lado financeiro sempre fala mais alto. As mulheres não podiam nem ter cartão de crédito, principalmente se elas fossem divorciadas ou solteiras. Uma mulher casada não sofria tanto preconceito. Uma lei foi aprovada em 1974 para não existir descriminação de gênero. Existem ainda muitos países machistas, como o Japão, que facilita o empréstimo para famílias que tem como filhos, apenas homens.

7- Não podiam participar de júris

mulheres 77

Em 1879, elas eram proibidas de participar de qualquer jure simplesmente por sofrerem de “um defeito sexual”. Depois de um tempo, as mulheres começaram a ganhar o direito de participar, mas ainda em 1927, apenas 19 estados dos Estados Unidos tinham aceitado mulheres. Em 1957, praticamente todos os estados estavam aceitando mulheres, mas eles ainda podiam vetar caso ela quisesse. Esta vergonha finalmente terminou em 1975.

8- Usar biquínis muito curtos

mulheres 8

Mulheres eram proibidas de utilizar biquínis muito curtos. Em 1920, uma lei obrigou mulheres a medir o tamanho de seus biquínis para não infligir a lei. Existiam até fiscais que ficavam medindo estes acessórios. Em 1950, tudo foi permitido de acordo com a lei, mas a sociedade não permitiu que eles fossem tão pequenos facilmente.

9- Trabalhar grávida

mulheres 9

Os empregadores não eram obrigados a ficar com mulheres grávidas, então quando elas ficavam grávidas, eles simplesmente a demitiam. Este problema acabou em 1978.

10- Ser astronauta

mulheres 100

As mulheres foram proibidas de fazer várias coisas e trabalhar em várias profissões. Uma das inúmeras profissões era ser astronauta. Um jovem da NASA, fez um declaração em 1962 que eles não tinham qualquer plano de colocar mulheres no espaço. Apenas em 1978, várias mulheres tiveram a chance de entrar e Sally Ride estava entre elas, a primeira mulher americana a entrar no espaço.

 

Fonte

Deixe um Comentário