10 Sinais De Que Você É Uma Mulher Machista

O tema desta matéria é um assunto delicado por si só. Por isso, deixamos claro, logo de início, que não estamos aqui para julgar, criticar ou impor qualquer tipo de atitude ou ideias. Apenas explanaremos sobre fatos que podem, ou não, serem exprimidos por determinados grupos, no caso, das próprias mulheres.

Inevitavelmente, às vezes, ainda ouvimos das bocas de algumas mulheres ou vemos em suas ações, atitudes machistas que, por muitas dessas vezes, não são propositais, apenas estão incrustadas na cultura sócio-histórica da sociedade moderna. Que, por outro lado, vem sendo quebrada aos poucos.

A lista selecionada à baixo com 10 sinais de que você é uma mulher machista, como dissemos anteriormente, não tem o objetivo de julgar. Muito pelo contrário, tem o objetivo de alertar as mulheres de que algumas atitudes que elas possam acreditar ser “normal”, na verdade, são atitudes machistas. E que, com um pouco mais de atenção e entendimento podem ser alteradas.

1. Quando uma mulher reclama de algo é porque ela é “mal comida”

01

Acaba sendo muito comum escutar algumas mulheres, principalmente em ambientes de trabalho, dizerem que outra é “mal comida” ou está de TPM, pelo simples fato de essa outra não estar de bom humor ou qualquer que seja o problema.

2. E quando elas falam sobre sexo, são consideradas vulgares

02

Mulheres que usam expressões pesadas, ou até mesmo de baixo calão, são consideradas vulgares. Algumas pessoas acabam até por chamá-las de prostitutas e vagabundas, por não possuírem uma “postura” (hipocritamente) correta, como as mesmas que as julgam.

3. Não podem sair só com as amigas ou ter amigos homens

03

Muitas pessoas acreditam, até hoje, que uma mulher não pode sair só com as amigas, por ser considerada “alvo fácil” ou mesmo ter amigos homens, porque não é postura de “mulher decente”. O que não passa de uma grande falácia, afinal de contas, as mulheres tem tanto direito de ir e vir quanto os homens, bem como se relacionarem com quem bem entenderem.

4. Se usam roupas mais curtas são taxadas prostitutas

04

É, é muito “normal” ver as mulheres chamando outras de “prostitutas”, “putas”, “piriguetes”, pelo fato de estarem usando uma roupa mais curta, principalmente nos dias mais frios e/ou em eventos sociais, por exemplo.

5. A afirmação “tinha que ser mulher”

05

Essa é uma das afirmações que, indubitavelmente, te tornam machistas. É muito comum ouvir essa frase principalmente no trânsito, quando alguma mulher está dirigindo, talvez pelo fato de demorar um pouco mais a sair com o carro na hora em que o sinal abre, ou na hora de estacionar.

6. Ou então “não é coisa de mulher”

06

O mesmo podemos falar sobre essa outra afirmação, dizer que um assunto não diz respeito às mulheres é ato de segregação, podendo ser considerado até, um apartheidsocial. Como exemplo podemos usar futebol, lutas, política, carros… Mesmo que elas saibam muito sobre o assunto.

7. Pior ainda é quando “lugar de mulher é em casa”

A Generic Photo of a man looking tired while in the middle of household chores. See PA Feature TOPICAL Housework. Picture credit should read: PA Photo/thinkstockphotos. WARNING: This picture must only be used to accompany PA Feature TOPICAL Housework.

O lugar de qualquer pessoa é onde essa pessoa quer estar. Seja mulher, seja homem. Quanto aos serviços domésticos, tanto o homem quanto a mulher devem fazê-lo, já no caso de trabalhar “fora”, a ideia é a mesma, não existe essa coisa de que o homem é o “provedor da casa”. No caso, a “casa” é lugar de todo mundo, ou será que preferiam morar em baixo da ponte?!

8. Não são valorizadas, principalmente, em trabalhos “tipicamente masculinos”

08

Você contrataria uma mulher engenheira? Ou uma mecânica para consertar seu carro? Se a resposta for não, saiba que essa é uma atitude machista. Acreditar que uma mulher não é capaz de realizar qualquer tipo de serviço pelo simples fato de ser mulher, é julgar sua capacidade intelectual.

9. Segregação entre “mulheres para namorar” e “mulheres para pegar”

09

Infelizmente, as próprias mulheres (lembrando que não todas), muitas vezes se taxam nessas duas “categorias”. E na maior parte do tempo, esses são julgamentos superficiais de físico e caráter, antes mesmo de conhecer a outra pessoa.

10. Toda mulher deve casar e ser mãe

10

E, para finalizar nossa lista, uma das afirmações que muito se ouve por aí, “Toda mulher deve casar e ser mãe”. Essas são escolhas que dependem da mulher, talvez ela queira só um dos dois, ou talvez ela não queira se casar ou ter filhos. Nem por isso “ficará para titia”. É só uma opção sobre como  viverá sua vida.

 

Fonte

Deixe um Comentário