As 10 Invenções Mais Criativas Feitas Por Brasileiros

Entre os vários itens de uso comum em nosso dia-a-dia existem coisas simples que foram idealizadas por brasileiros e você não sabia. Existem umas tecnologias da medicina que você vai se surpreender ao descobrir que foram criadas por brasileiros também. Enfim, esse texto vai te apresentar os inventos mais inovadores criados por brasileiros.

Como recorrentemente exploramos o tema ”criatividade”, você já viu aqui na Fatos inventos que você não sabia que tinham sido criados por mulheres, invenções sem noção que deixaram seus criadores ricos, as invenções mais desastrosas de todos os tempos e as invenções mais inúteis já imaginadas e desenvolvidas pela mente humana.

Agora se liga nessas invenções que você não sabia que foram feitas por brasileiros:

1- Cartão Telefônico

cartao_da_oi_-_igreja_1

O engenheiro Nélson Guilherme Bardini projetou em 1978 o cartão feito com PVC e com circuitos elétricos ligados a pequenas superfícies metálicas. Porém, mesmo no Brasil, o invento só teve funcionalidade a partir de 1992.

2- Urna Eletrônica

invencoes-brasileiras-5-838x561

Carlos Prudêncio, juiz eleitoral no Estado de Santa Catarina, com o auxílio de seu irmão que era empresário do ramo de informática, criou a urna eletrônica em 1989. No ano 2000, todos os municípios brasileiros receberam urnas eletrônicas.

3- Copo Americano

foto_2012-09-17_03-16-01

Apesar de ter este nome, o copo americano foi inventado pelo brasileiro Nadir Figueiredo em 1947. Hoje existem 5 tipos de copos americanos: dose, multiuso, long drink 300ml, long drink 450ml e rocks.

4- Tênis Computadorizado

0512c003a

A Alpargatas, conhecida industria brasileira de calçados e lonas, criou em 2001 um tênis computadorizado. O calçado conta com um sensor na sua parte de dentro que registra dados como velocidade, distância e tempo.

5- Coração Artificial

invencoes-brasileiras-1-838x1032

O engenheiro Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo -, criou em 2000 o Coração Artificial. O mecanismo é ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

6- Soro Antiofídico em Pó

veneno3

O veterinário Rosalvo Guidolin desenvolveu em 2000 o soro antiofídico em pó. Ele foi contratado pelo Instituto Butantan para iniciar a produção em massa do medicamento que é o antídoto para veneno de cobras – feito a partir do próprio veneno.

7- Escorredor de Arroz

84_1

Terezinha Beatriz Ales Zorowich era cirurgiã-dentista e criou em 1959 o escorredor de arroz. Seu marido montou um protótipo em papel alumínio e apresentou ao dono da Trol S/A, que começou a produzir o invento.

8- Painel Eletrônico

invencoes-brasileiras-2-838x628

Carlos Eduardo Lamboglia criou em 1996 o Painel Eletrônico. Em 1997 ele patenteou a invenção e, na Copa da França em 1998 o painel foi usado em todos os jogos. O painel permite a apresentação de resultados e lances de outros jogos em simultâneo com determinada partida.

9- Máquina de fazer água

wateair-692x360

O engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino criou em 2010 uma máquina que faz água condensando a umidade do ar. Pedro é de Valinhos, que fica a 85km da capital paulista.

10- Kinect

kinectv1

O cientista curitibano Alex Kipman foi um dos responsáveis pela criação da tecnologia Kinect, o sensor de movimentos desenvolvido para o X-Box 360 e X-Box 1. O primeiro nome do aparelho foi “Project Natal”, em homenagem a capital do Rio Grande do Norte.

 

Fonte

Loading...

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *