Fake News sobre o Fim das Autoescolas no Brasil: Entenda o Projeto de Lei e a Polêmica em Torno do Simulador na Autoescola
A fake news sobre o suposto fim das autoescolas no Brasil voltou a circular nas redes sociais, gerando preocupação entre os usuários. A informação se baseia em um projeto de lei que propunha a desobrigação da frequência dos alunos nas aulas teóricas e práticas do Centro de Formação de Condutores (CFC). No entanto, o projeto foi arquivado em 2022 e não há previsão de votação.
Perfis que compartilham a informação errônea apontam que as autoescolas deixariam de existir no Brasil, o que não é verdade. O projeto apenas propunha a desobrigação da frequência no CFC para pessoas que já sabem dirigir, mas não possuem a CNH. A proposta também não incluía a gratuidade para emissão da CNH, como foi sugerido em um vídeo viral no TikTok.
Outros projetos de lei semelhantes estão em tramitação na Câmara dos Deputados, mas nenhum deles propõe o fim das autoescolas. Ainda assim, a tramitação desses projetos está travada e não há previsão de votação. Portanto, as autoescolas continuam sendo necessárias para a obtenção da CNH no Brasil.