Como Conseguir Manter O Anonimato Em Qualquer Site Da Internet?

Em era de tecnologias avançadíssimas, todos temos medo de que nossos dados e segredos sejam revelados à torto e à direita por aí. Talvez um dos maiores pesadelos dos internautas regulares é de que seu computador seja hackeado e ter seus documentos roubados ou simplesmente apagados.

A questão é que na maioria das vezes, quando nossos dados/documentos são roubados, ou clonados, é para que sejam utilizados na tentativa de nos usurpar dinheiro de alguma maneira. Por outro lado, quando nossos arquivos são apagados é pela única e exclusiva satisfação do hacker de infernizar as nossas vidas.

Ao passo que os hackers avançam nossos mecanismos de proteção também aumentam, claro que nunca teremos os mesmos recursos e tecnologias suficientes para chegar ao mesmo nível deles, mas o fato de tentarmos já é um pouco reconfortante.

04.

Após o ex-funcionário da CIA e NSA, Edward Snowden, há alguns anos atrás, revelou para o mundo informações que eram consideradas de extremo sigilo para os Estados Unidos. A partir daí se já nos sentíamos expostos no mundo virtual, tudo virou uma loucura.

Em uma tentativa de trazer um pouco mais de segurança, ou um pouco menos de medo, para nós, usuários comuns, fora criado o Tor Project, uma alternativa para manter nossos dados sigilosos no mundo virtual. O Tor funciona da seguinte forma: ele triplica a encriptação do tráfego que fazemos na web, conectando-nos a diferentes servidores e máquinas espalhados pelo mundo inteiro. Também utiliza um OS (sistema operacional) próprio, que faz uma ligação entre todas as redes do software, dificultando mais ainda a identificação exata do usuário.

Com o papel de tornar essa identificação muito difícil, o Tor disponibiliza aos usuários mais tempo antes que consigam ser identificados, inclusive pelos mais severos sistemas. Essa característica tem influenciado muitas pessoas a largarem navegadores e aplicativos padrões para usar o Tor.

03.

O browser do Tor Projecé uma versão do Firefox destinada a segurança. O objetivo do Tor é manter secreta a identidade do usuário, mas para isso acontecer, muitas funcionalidades e aplicativos não aparecerão disponíveis da maneira como estamos acostumados.

Utilizar o Facebook, por exemplo, já é acessado por mais de um milhão de pessoas a partir da rede Tor. O Facebook não é um serviço anônimo, por isso, a principal vantagem de se usar esse mecanismo é poder bular as censuras. É uma rede associada à Deep Web .

Um dos objetivos da rede Tor é multiplicar o número de sistemas intermediários na relação usuário e serviço que é acessado, na tentativa de dificultar o estabelecimento da origem de uma conexão. A rede oferece o acesso a qualquer  endereço web. E também há a possibilidade de criar um endereço interno da rede utilizando o final .onion, fazendo com que seu ponto de chegada da conexão também fique invisível.

01

Porém, o Facebook, não admite acesso anônimo, a localização dos servidores do site é pública e por isso todos os usuários tem a necessidade de se cadastrar informando a real identidade. Assim, usando a rede social pelo Tor torna mais difícil a descoberta de um sistema de censura, evitando a interceptação ou bloqueio de conexões do Facebook.

O engenheiro de software do Facebook, Alec Muffet, em junho de 2015 o número de usuários passou de 525 mil para mais de um milhão. “Esse crescimento é um reflexo das escolhas que pessoas fazem ao usar o Facebook pelo Tor, e o valor que isso dá a elas.”

Moral da história, o lance é usar um bom anti-vírus e tomar muito cuidado ao utilizar a web. Fazer o máximo para não cair em pegadinhas que podem ser fatais à sua vida online.

 

Fonte

Loading...

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *