21º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil: Programação Online e Presencial no Rio de Janeiro
(Foto: Paulo Fuga)
O FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil realizará sua 21ª edição. Serão exibidos 85 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens, em sessões online e presenciais, no Rio de Janeiro. Os filmes online estarão disponíveis no site do FICI entre os dias 5 de abril e 5 de maio e concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Já as sessões presenciais acontecem no Estação Net Gávea, nos dias 18, 19, 20 e 21 de abril, e no Estação NET Rio, em Botafogo, nos dias 25, 26, 27 e 28.
A programação presencial contará também com oficinas de contação de histórias e com o Fórum Pensar a Infância, que reunirá, no dia da abertura, no Estação Net Gávea, nomes do ecossistema audiovisual brasileiro para discutir as infâncias contemporâneas.
Idealizado pela atriz e diretora Carla Camurati em parceria com a produtora audiovisual Carla Esmeralda, o FICI já levou o cinema para mais de dois milhões de crianças, dos quatro cantos do Brasil, em 20 anos de história. A programação completa da próxima edição está disponível no site.
FICI Online
Os filmes do FICI são voltados para crianças entre quatro e 12 anos de idade. Nesta edição, o Festival online exibirá 72 curtas e dois longas-metragens, divididos em Mostras Principais e Mostras Paralelas. Filmes de diversos formatos e de várias regiões do Brasil compõem a seleção. Todos concorrem ao Prêmio de Melhor Filme segundo o júri popular. A votação será online. Já os filmes da Mostra Principal, que inclui as categorias Histórias Curtas, Mostra Teen e Histórias Animadas, concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil e serão votados por um Júri Especializado. O melhor filme de cada categoria ganhará o Troféu FICI.
FICI presencial
Os filmes da mostra presencial são todos longas-metragens. As sessões de quintas e sextas-feiras serão gratuitas e exclusivas para os alunos das escolas públicas e particulares participantes. Após cada sessão, os professores receberão um caderno pedagógico para discutir em sala de aula o conteúdo de cada filme assistido. Já os ingressos para as sessões de sábados e domingos serão vendidos a partir do dia 8 de abril, pelo Sympla. Entre os destaques das Sessões Estreia, estão: “Teca e Tuti – Uma noite na Biblioteca”, de Diego Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal; “Placa Mãe”, de Igor Bastos; e “Era uma Era”, de João Batista Schnorr e Verônica Gentilin.
Fórum Pensar a Infância
No dia 18 de abril, a partir das 14h30, no Estação Net Gávea, produtores de cinema e narrativas multiplataformas para as crianças se reúnem para discutir as infâncias contemporâneas. Entre os convidados, nomes como Joelma Gonzaga, Secretária Nacional do Audiovisual; Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro; Luiza Lins, membro do Conselho Superior de Cinema; e Antônia Pellegrino, diretora de conteúdo e programação da EBC. O Fórum é aberto ao público e quem quiser participar pode retirar gratuitamente o ingresso no Sympla.
Os temas dos painéis são: “Políticas, Narrativas e Linguagens para o Cinema Infantil no Brasil”, “Acessibilidade: conhecemos esse público?”, “Cinema e o imaginário infantil: quais histórias vamos contar?”, “A infância contemporânea” e “Geração Alpha: Que público é esse?”.
O 21º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil é realizado pela Copacabana Filmes e Esmeralda Produções, conta com o apoio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da prefeitura do Rio, do Telecine e da PenseBem. LerConecta e Conecta Acessibilidade são parceiros curatoriais.