“10 Filmes Internacionais com Cenas no Brasil: Conheça Produções que Escolheram o País como Cenário”
Com suas dimensões continentais, o Brasil abriga uma cultura rica e diversificada que muitas vezes escapa até mesmo aos próprios brasileiros, dependendo da região de origem. Esta diversidade torna o país altamente reconhecível internacionalmente, embora muitas vezes essa percepção seja limitada por estereótipos reducionistas.
Em relação a esse olhar de fora, o cinema estrangeiro, especialmente o norte-americano, desempenhou um papel significativo na formação dessa visão.
Más información:
Inspirados por essa perspectiva, compilamos 10 exemplos nos quais estrangeiros se interessaram pelo Brasil e escolheram locais do país como cenários para seus filmes. A seguir, confira 10 produções internacionais que tiveram partes filmadas aqui.
Filmes internacionais com cenas no Brasil
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Fast Five (2011) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
Disponível para assinantes da Netflix, Star+, Amazon Prime Video e GloboPlay.
Como o próprio título brasileiro denuncia, “Operação Rio” teve partes gravadas em diversas localidades da cidade maravilhosa (Morro do Pão de Açúcar, Forte de Copacabana, Praia de Ipanema, a Favela Santa Marta e o Cristo Redentor).
No filme, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker) e sua turma planejam um grande assalto no Rio de Janeiro para garantir a liberdade definitiva.
Contudo, eles são perseguidos pelo agente Hobbs (Dwayne Johnson) e por um empresário corrupto (Joaquim de Almeida).
007 Contra o Foguete da Morte (1979)
Moonraker (1979) / Crédito: Amazon Prime Video, United Artists (divulgação)
Disponible para suscriptores de Amazon Prime Video.
Roger Moore estrela como o agente secreto James Bond neste filme que segue o desaparecimento de uma espaçonave. Bond investiga Hugo Drax (Michael Lonsdale), o milionário que construiu a nave e tem planos nazistas de exterminar a humanidade e repovoar com uma “raça superior”.
A aventura leva o agente 007 a diversos locais, incluindo o Rio de Janeiro. A maior parte das cenas no Brasil foi realmente gravada no Rio (Pão de Açúcar, Aeroporto Tom Jobim, Aterro do Flamengo, Praia do Grumari). Também foram feitas filmagens em Foz do Iguaçu e na cidade de Mariana, em Minas Gerais.
Moonraker (1979) / Crédito: Amazon Prime Video, United Artists (divulgação)
O Incrível Hulk (2008)
The Incredible Hulk (2008) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies.
Embora um corpo estranho, o filme “O Incrível Hulk” é reconhecido como parte integrante do MCU, apesar de Edward Norton estrelar como Bruce Banner em vez de Mark Ruffalo.
Além disso, o blockbuster teve partes gravadas na cidade do Rio de Janeiro (Favela da Rocinha, Favela Tavares Bastos, Lapa, Floresta da Tijuca e Santa Teresa).
No filme, Banner (Norton) foge dos militares envolvidos no programa “super soldados” e se esconde no Brasil, em busca de uma cura para a mutação que o transforma no Hulk.
Os Mercenários (2010)
The Expendables (2010) / Crédito: Lionsgate (divulgação)
Disponible para abonados a Telecine.
Dirigido e estrelado por Sylvester Stallone, “Os Mercenários” reúne uma seleção de astros dos filmes de ação (Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Bruce Willis), com o intuito de prestar uma grande homenagem aos exemplares do gênero das décadas de 80 e 90.
A trama segue um grupo de mercenários de elite encarregados de derrubar um ditador de um país latino-americano genérico.
Uma das locações escolhidas para representar o fictício país latino é o Brasil. A produção foi filmada no Estado do Rio de Janeiro (Mangaratiba, Niterói, Baía de Guanabara, Parque Lage) e em outros lugares do país que não foram creditados.
A Floresta de Esmeraldas (1985)
The Emerald Forest (1985) / Crédito: Embassy Films Associates (divulgação)
Não disponível nos streamings.
Produção britânica, “A Floresta de Esmeraldas” é um filme de drama e aventura dirigido por John Boorman (“Amargo Pesadelo”, “Excalibur”). A trama gira em torno de um engenheiro norte-americano que está no Brasil junto com sua família trabalhando na construção de uma hidrelétrica na floresta Amazônica.
Por vingança da devastação de áreas verdes causadas pela obra, uma tribo indígena sequestra o filho do engenheiro, que passa a ser criado por eles. Depois de 10 anos, o pai continua a procurar o filho pela Amazônia.
The Emerald Forest (1985) / Crédito: Embassy Films Associates (divulgação)
A produção do filme aconteceu em várias locações no Brasil. As principais ocorreram no estado do Pará (Belém, na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Carajás). Também foram rodadas cenas no Rio Araguaia, em São Paulo e no Rio de Janeiro (Itatiaia, Paraty).
Feitiço do Rio (1984)
Blame It on Rio (1984) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
Disponível para alugar e comprar na Apple TV e Amazon Prime Video.
Rodado principalmente em locações no Rio de Janeiro, “Feitiço do Rio” é uma comédia romântica norte-americana dirigida por Stanley Donen, o mesmo do clássico musical “Cantando na Chuva”.
O longa é estrelado por Michael Caine, que vive um executivo que viaja com um amigo (interpretado por Bologna) e a filha dele (Michelle Johnson) a negócios para o Rio. Contudo, a jovem passa a seduzir o amigo de seu pai. O filme ainda conta com Valerie Harper, Demi Moore e José Lewgoy no elenco.
Orquídea Selvagem (1989)
Wild Orchid (1989) / Crédito: Triumph Releasing (divulgação)
Não disponível nos streamings.
Romance erótico, “Orquídea Selvagem” é um filme dirigido por Zalman King e estrelado por Mickey Rourke, Carré Otis e Jacqueline Bisset.
Na história, uma jovem advogada (Otis) viaja a negócios junto com sua contratante (Bisset) para o Rio de Janeiro. Lá, ela conhece um milionário americano (Rourke) e passa a experimentar aventuras de sedução.
As locações principais do filme são na cidade do Rio de Janeiro e em Salvador, na Bahia.