El favorito a los Oscar 2024, acusado de plagio "flagrante" por su guionista tras 5 nominaciones

[ad_1]

Resumen

Simon Stephenson ha acusado a The Holdovers de plagio flagrante, alegando que todo el guión fue copiado línea por línea de su guión de Frisco. El guionista presentó pruebas ante el Sindicato de Guionistas de Estados Unidos, afirmando que elementos clave como la historia, los personajes y los diálogos eran idénticos. A pesar de llevar 20 años en la industria, Stephenson insiste en que las similitudes entre los dos guiones no son mera coincidencia.

Depois de se tornar um dos favoritos do Oscar, The Holdovers está sendo acusado de plágio. A comédia dramática de 2023 girava em torno de um professor de um internato exclusivamente masculino na Nova Inglaterra dos anos 70, que se vê preso supervisionando um punhado de alunos deixados no campus durante as férias de Natal com a ajuda da gerente do refeitório, Mary. Liderado por Paul Giamatti, Da'Vine Joy Randolph e Dominic Sessa, o filme foi um sucesso comercial e de crítica, recebendo cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Giamatti, Melhor Atriz Coadjuvante para Randolph e Melhor Roteiro Original para David Hemingson.

Um novo relatório da Variety revela que Simon Stephenson, mais conhecido por co-escrever a história do filme Luca da Pixar de 2021, está acusando The Holdovers de ter plagiado seu roteiro da Lista Negra intitulado Frisco. Em uma troca de e-mail adquirida pela publicação, o escritor levantou suas preocupações ao Writers Guild of America, indicando que o favorito do Oscar 2024 copiou descaradamente seu projeto de comédia dramática não produzido, enquanto outro tópico de e-mail do final de fevereiro o viu acusando o filme de tomar “o significativo totalidade” de seu roteiro, incluindo sua “história, personagens, estrutura, cenas, diálogo”, que ele descreveu como “descarado”. Veja as várias acusações de Stephenson por e-mail abaixo:

Encontrei um problema relacionado a créditos em um projeto de alto perfil coberto pelo WGA. A evidência de que o roteiro de The Holdovers foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora – qualquer pessoa que olhe até mesmo a mais breve amostra invariavelmente usa a palavra “descarado”.

Posso demonstrar, sem qualquer dúvida possível, que a totalidade significativa do roteiro de um filme com créditos sancionados pela WGA que está atualmente a caminho de ganhar um Oscar de roteiro foi plagiada linha por linha de um roteiro popular meu não produzido. Também posso demonstrar que o diretor do filme ofensivo foi enviado e leu meu roteiro em duas ocasiões distintas antes de o filme ofensivo entrar em desenvolvimento. Por 'totalidade significativa' quero dizer literalmente tudo – história, personagens, estrutura, cenas, diálogo, a coisa toda. Algumas delas são incrivelmente descaradas: muitas das cenas mais importantes permanecem efetivamente inalteradas e até permanecem visivelmente idênticas no layout da página.

Llevo 20 años trabajando como guionista -en mi Reino Unido natal antes de venir a Estados Unidos-, así que soy muy consciente de que a menudo la gente puede tener ideas sorprendentemente parecidas y a veces se pueden "tomar prestados" algunos elementos, etc., pero no es esa la situación. Los dos guiones son idénticos desde el punto de vista forense y están llenos de elementos únicos.

¿La acusación de plagio por parte de los remanentes pondrá en peligro sus posibilidades de ganar el Oscar?

Diz-se que o roteiro de Frisco de Stephenson, do qual ele afirma que The Holdovers plagiou, tem a história de “um médico infantil de meia-idade cansado do mundo e o paciente de 15 anos de quem ele fica preso cuidando”, reconhecidamente semelhante ao de A emocionante história dos Holdovers sobre um professor problemático que cuida de uma história de 15 anos que ele inadvertidamente é responsável por cuidar. Diz-se que o escritor de Luca expressou suas preocupações a vários membros do conselho da WGA, o que supostamente “ainda está sendo discutido internamente”, embora fontes relatem que ele tem pressionado por uma investigação adequada devido à campanha do filme para o Oscar.

No sería la primera vez que una película se ve envuelta en una polémica antes de la temporada de los Oscar. Guillermo del Toro fue acusado de plagio por La forma del agua, aunque el caso se archivó, mientras que la victoria de Green Book como Mejor Película generó controversia debido a que los votantes no querían premiar a Roma, estrenada por Netflix, y a la familia del protagonista de la película anterior, por considerar que era una representación inexacta de su persona. La victoria de Roman Polanski como Mejor Director también generó reacciones negativas debido a que en su momento se declaró culpable de un delito de estupro.

Aunque Payne y Hemingson no están bajo el mismo escrutinio que Polanski, el hecho de que se les acuse de plagio plantea la cuestión de si The Holdovers será pasada por alto en los Oscar. Si echamos la vista atrás a ceremonias anteriores, la situación más parecida sería la de Shape of Water o The Disaster Artist, por la que James Franco ganó el Globo de Oro al Mejor Actor, aunque no fue nominado al Oscar debido a sus problemas legales. Con The Holdovers enfrentándose ya a una fuerte competencia de la talla de Barbie, Oppenheimer o May December, entre otras, podría acabar quedándose fuera de sus nominaciones más importantes.

Fuente: Variety

Los restos

The Holdovers es una comedia dramática protagonizada por Paul Giamatti en el papel de Paul Hunham, un profesor de instituto odiado tanto por sus colegas como por sus alumnos. Atrapado en la academia durante las vacaciones, sin familia ni amigos a los que visitar, se encuentra en compañía de un brillante pero problemático joven estudiante llamado Angus y de la cocinera jefe de la escuela, Mary. Juntos, los tres crearán una improvisada familia mientras estrechan lazos durante las vacaciones.

Director Alexander Payne

Fecha de lanzamiento 10 de noviembre de 2023

Estudio(s) MiraMax , Gran Via

Características principales de los distribuidores

Escritores David Hemingson

Elenco Paul Giamatti, Da'Vine Joy Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston

Duración 133 minutos

[ad_2]

Fuente

Wilian Alencar:
Entrada relacionada