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A quinta edição de Dungeons and Dragons está prestes a passar por uma grande mudança, com os novos livros de regras de 2024 prontos para modificar o sistema mais tarde neste ano. Restam apenas dois grandes módulos de aventura para esta era de Dungeons and Dragons, concluindo uma década de livros de aventura.
No final de 2024 e início de 2025, novos livros de regras básicas para D&D serão lançados, atualizando a 5ª edição enquanto permanecem compatíveis com todas as aventuras lançadas até agora. Este ranking classificará essas aventuras com base na facilidade de execução, nas novidades que trazem e na capacidade de personalização para atender às necessidades de Mestres e jogadores. Além disso, este ranking não incluirá módulos em parceria (como os produtos vinculados a Stranger Things ou Critical Role) ou as aventuras menores exclusivas do D&DBeyond e/ou DMsguild. Também tratará módulos de antologia, como Mistérios de Candlekeep, como um único texto.
Módulos de Aventura Oficiais de Dungeons and Dragons 5e – Categoria S:
• Dragão do Pico da Espiral do Gelo
• Mina Perdida de Phandelver
• Maldição de Strahd
Os módulos da categoria S são os melhores entre os melhores, e Dragão do Pico da Espiral do Gelo se destaca nessa área. Esta aventura do ‘Kit Essencial’ é excelente para quem é novo em D&D, seja como jogador iniciante ou como um novo mestre. É uma aventura incrivelmente personalizável, com uma ótima cidade inicial e uma série de missões episódicas que podem facilmente se transformar em aventuras individuais. Também apresenta um dragão para combater, algo que novos jogadores definitivamente desejam em seu primeiro jogo de D&D. Mina Perdida de Phandelver é similar, embora um pouco menos personalizável.
Maldição de Strahd constantemente aparece no topo das listas como o melhor módulo de D&D, e é fácil entender o motivo. Oferecendo uma pausa dos Reinos Esquecidos com o sombrio Ravenloft, Barovia é um cenário de horror fantástico. Está cheio de cenários sombrios e tragédias, além de um vilão memorável que interage constantemente com os jogadores. Seu mundo é repleto de perigos além do nível dos jogadores, forçando-os a fugir ou lutar com astúcia, fazendo com que o reino assombrado pareça vivo.
Módulos de Aventura Oficiais de Dungeons and Dragons 5e – Categoria A:
• Jornadas pelo Cidadela Radiante
• Waterdeep: Golpe do Dragão
• Fora do Abismo
• Tumba da Aniquilação
• Chaves do Cofre Dourado
Jornadas pelo Cidadela Radiante está muito próximo da categoria S, com uma variedade de aventuras menores e um bom ponto central de missões entre elas, tornando-o muito personalizável. Este livro de D&D é ótimo para Mestres, com conselhos sobre descrição de personagens, guias de pronúncia e tipos de fantasia raramente vistos na 5ª edição. Chaves do Cofre Dourado é menos evocativo e exigirá um pouco mais de esforço do Mestre, mas ainda assim é uma ótima antologia.
Módulos de Aventura Oficiais de Dungeons and Dragons 5e – Categoria B:
• Dragões da Ilha Tempestuosa
• Fantasmas de Saltmarsh
• Mistérios de Candlekeep
• Phandelver e Abaixo: O Obelisco Estilhaçado
• Além da Luz da Bruxa
• Contos do Portal Bocejante
Os módulos da categoria B são decentes, mas podem ser excelentes nas mãos certas. Isso é especialmente verdadeiro para Dragões da Ilha Tempestuosa, Phandelver e Abaixo: O Obelisco Estilhaçado, e Além da Luz da Bruxa. O primeiro é ótimo para uma mesa de iniciantes, mas pode ser um pouco simples em algumas áreas. O Obelisco Estilhaçado faz uma escolha estranha com sua continuação de A Mina Perdida, mas jogadores com gosto por horror cósmico vão adorá-lo. Além da Luz da Bruxa tem algumas peculiaridades na lore, mas é ótimo para jogadores que querem fazer mais do que apenas combater em D&D.
Módulos de Aventura Oficiais de Dungeons and Dragons 5e – Categoria C:
• Descida ao Avernus de Baldur’s Gate
• Waterdeep: Masmorra do Mago Louco
• Gelo e Fogo de Icewind Dale: Rime of The Frostmaiden
• Trovão do Rei da Tempestade
• Tirania dos Dragões
• Príncipes do Apocalipse
Muitos dos módulos na categoria C ainda são bastante divertidos, mas exigem muito trabalho por parte do Mestre ou ficam aquém em termos de memorabilidade. Isso é certamente o caso dos três últimos, com Trovão do Rei da Tempestade, em particular, parecendo mais um livro-fonte dos Reinos Esquecidos do que uma aventura (embora a maneira como apresenta todos os seus principais NPCs no início do livro seja algo que mais aventuras deveriam fazer). Por outro lado, Masmorra do Mago Louco será ótima para aqueles que gostam das masmorras estilo casa maluca de D&D, mas será um arrasto para outros.