O Que Acontece Com O Seu Corpo Se Você Bronzear Em Excesso?

Bronzear lembra sol, que lembra praia e as comidas que todo mundo curte nesse ambiente. Você sabe quais são as comidas de praia que todo mundo mais curte? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

Muita gente gosta de pegar um solzinho e marcar a pele com aquele bronzeado intenso, bonito e que deixa marquinhas no corpo.

Na falta de um sol radiante, muitas pessoas acabam optando pelo bronzeamento artificial em casas especializadas em cuidado com o corpo. O que acontece se você bronzear em excesso?

blog_sun

A imagem acima mostra o quadro de tratamento em que Margaret Murphy, de 45 anos teve que se submeter por conta de uma atitude sua que trouxe graves consequências para a pele. Ela deixou Dublin, na Irlanda, para morar na Grécia, em Creta.

O novo lar era um ambiente perfeito para o banho de sol. De tanto bronzear, a irlandesa acabou se tornando uma viciada nesse processo.

blog_mag_sun

Ela passou dez anos tomando sol com muita frequência. Sempre que podia, Margaret saia de casa para tomar um ar fresco e sentir a luminosidade dos raios ultravioletas. Foi quando os efeitos do excesso de bronzeamento começaram a surgir em dezembro de 2016.

Queimaduras graves e várias lesões pré-cancerígenas começaram a surgir em seu rosto e ela teve que começar um tratamento de 28 dias para remover cada uma delas.

O perigo das máquinas de bronzeamento

article-0-00D5171400000578-979_468x286_popup-e1338310666359

Outra maneira de conquistar aquele bronzeado é por meio da exposição artificial, por oferecer menos perigo pois age superficialmente na camada da pele. Só que o bronzeamento em câmaras foi proibido pela ANVISA. Segundo estudo da Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer(IARC, na sigla em inglês), o uso desta máquina aumenta 75% as chances de melanoma, considerado o mais grave entre os tipos de câncer de pele.

A dermatologista Márcia Purceli, em entrevista ao programa Bem Estar, conta que “para aqueles que não fizeram bronzeamento e optaram pela exposição ao sol, é preciso tomar alguns cuidados.

uso-das-camaras-para-fins-esteticos-havia-sido-proibido-pela-anvisa-em-novembro-para-evitar-o-risco-de-cancer

O ideal é usar sempre protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, mas mesmo assim, a pele pode ficar muito vermelha e com queimaduras leves[…] o bronzeado é diferente para cada pessoa, mas mesmo sem a cor, isso não significa que a pele não esteja queimando.

Quando a pele fica vermelha, são os raios UVB que agem. Já os raios UVA não dão sinais imediatos, mas em longo prazo”. É preciso muito cuidado ao tomar sol e evitar os raios em horários em que eles estão muito fortes.

 

Fonte

Deixe um Comentário