O Que Pode Acontecer Com Seu Corpo Se Você Não Tratar As Caspas?

Mas afinal, o que são caspas? A pele do couro cabeludo elimina normalmente por descamação das células velhas, que dão lugar a outras novas. Essas células tem um tamanho tão minúsculo que o processo as vezes nem chega a ser percebido. No entanto, quando há uma dermatite (inflamação da pele) do couro cabeludo, a pessoa perde escamas da pele em forma de flocos brancos, aos quais nós chamamos de caspa.

Costuma-se chamar essa dermatite de seborreica, mas no entanto, a caspa e a dermatite seborreica não são a mesma coisa. A caspa é seca, a dermatite é úmida. A dermatite seborreica tem maior gravidade que a caspa e em casos mais intensos pode afetar também as sobrancelhas, a maçã do rosto, a barba, o nariz, a região atrás das orelhas, as costas, as dobras da pele e até a região entre os seios.

001

Na verdade, existem dois tipo de caspa, a caspa seca que é formada por minúsculas películas que empoeiram o pescoço e os ombros e a caspa gordurosa, causada por escamas embebidas em sebo, aderentes ao couro cabeludo e à raiz dos cabelos. Resumindo, a caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica, embora possa provocar a queda de cabelos. A caspa atinge igualmente homens e mulheres e afeta tanto os cabelos oleosos quanto os secos.

Como tratar as caspas?

Embora seja muito conhecida e comum, pouco se sabe sobre as causas definitivas e os tratamentos, e as razões mais comuns que causam as caspas são:

– Clima seco

– Mudanças bruscas

– Estresse

– Alterações hormonais

Depois de estabelecidas, as caspas atraem fungos (Malassezia globosa), o que complica ainda mais a situação. No inverno, a descamação das células e a oleosidade do couro cabeludo só tendem a aumentar. Além de provocar coceiras e ficar bastante visível nas nossas roupas, se a doença não for tratada ela pode evoluir e ter consequências como:

– Psoríase

001

– Infecção no couro cabeludo

002

– Calvície

2

Alguns especialistas dizem que as caspas não tem cura definitiva, mas pode ser controlada. Um dos tratamentos mais usados são os shampoos para anticaspas, que contém princípios ativos que procuram diminui-las. Os mais usados tem como base zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros. Agora se a escamação for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo dermatologista.

Outros truques caseiros também são indicados para tratar o problema, através de remédios naturais, o tratamento muitas vezes se baseia na dieta alimentar, mas também existem outras maneiras de tratar em casa, como por exemplo, usando um limão para combater a descamação.

 

Fonte

Loading...

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *