Zendaya’s Silence Speaks Loudly in Tense and Seductive Film

„Rywale: Trio bohaterów emanuje zmysłowością i napięciem w nowym filmie Luca Guadagnino”

Trio protagonista esbanja sensualidade e tensão em novo filme de Luca Guadagnino; Sem precisar, Zendaya reafirma maturidade cênica e dá aula de atuação silenciosa

Foto: MGM Studios/Divulgação / Estadão

Rywale to film o tenisistach, który z tenisem ma niewiele wspólnego. Tak naprawdę jeden z bohaterów mówi nawet, że mecz tenisowy prawie nie dotyczy sportu, ale raczej relacji między przeciwnikami. I o tym właśnie opowiada nowy film fabularny reżysera Lucy Guadagnino, w którym występują Zendaya, Josh O'Connor i Mike Faist.

Apesar de não ser nenhuma revolução, o longa que estreia nesta quinta-feira, 25, tem o condão de tornar excitante um esporte por vezes monótono. E Guadagnino aplica a própria visão usando da já desgastada fórmula do triângulo amoroso para arejar o formato com o roteiro de Justin Kuritzkes.

Od początku było jasne, że historia cudownej tenisistki Tashi (Zendaya) zostanie opowiedziana oczami, a nie rękami, gdy jej kariera legnie w gruzach po kontuzji. Jest mężatką i trenuje Arta (Mike Faist) – mistrza w kiepskiej kondycji – który był najlepszym przyjacielem Patricka (Josh O'Connor) – nieudanego zawodnika, który błaga młodą kobietę o pomoc.

Essa dinâmica é uma raquetada de tensão. Rivais arremessa o espectador para dentro da quadra de tênis, na qual os ex-amigos transbordam eletricidade em partidas entrecortadas. A narrativa não é linear, cheia de flashbacks que contextualizam e acrescentam à história.

Outra contribuição fundamental é a da trilha sonora. Frequentemente gerando sensações dissonantes, a música desempenha papel próprio em provocar incômodo na audiência. Quase como no início de Anatomia de Uma Queda, em que o rap parece — e está — propositalmente deslocado do lugar. Em Rivais, a sonoplastia por vezes desconectada da cena ajuda a criar a atmosfera de ruptura.

Corpos musculosos à favor da narrativa

O ponto alto é uma ousadia do diretor, que joga os espectadores de um lado para o outro à mercê dos personagens, em uma sequência que condensa toda a vertigem, ansiedade, inquietação e expectativa que constituíram o filme. A construção da cena poderia ser um fracasso, mas a execução é extraordinária, num uso inteligentíssimo de efeitos visuais para criar imersão.

Embora nenhuma atuação seja excepcional, todos os três canalizam bem as emoções e dilemas das personagens, que se entranham nos músculos protuberantes e corpos suados. Zendaya, em particular, já mostrou versatilidade em papéis muito diferentes e agora oferece uma performance mais silenciosa.

Isso não significa menos impactante, ao contrário: ela expressa mistos de ódio, rancor, desconforto e resignação de forma mais potente do que se optasse pela exuberância. Ela está um tanto assim também em Duna 2, estreia do início deste ano. Em resumo: uma estrela no auge, aos 27 anos.

Partnerzy również błyszczą. O'Connor był kiedyś księciem Karolem w „The Crown” i tutaj proponuje podstęp, który jako paliwo motywacyjne może wywołać jedynie uraza, bezradność i tęsknota. Z drugiej strony Faist przekazuje jednocześnie rozmach i niezdecydowanie, zmęczenie i nudę, jakich oczekuje się od sportowca u szczytu swoich możliwości.

Intimidade e bom gosto

Podobnie jak Call Me By Your Name, Guadagnino drukuje zmysłowość jako środek wzmacniający, nawet w dawkach seksualnych. W tym celu na plan sprowadzono postać „koordynatora intymności”, ale nie po to, by urozmaicić całość. Założeniem było, aby aktorzy czuli się komfortowo grając sceny, co cała trójka wyrażała w wywiadach, co było dobrym pomysłem.

„Było fantastycznie i bardzo pożytecznie, bo ważne było, żebyśmy czuli się bezpiecznie. Rozmawiałem z moimi kolegami, żebyśmy mogli znaleźć sposób, aby czuć się komfortowo” – Zendaya powiedziała magazynowi The Hollywood Reporter Roma. Wynik wykracza poza ekran ze względu na dobry smak najgorętszych sekwencji.

Interessante notar a quantidade de interações dos atores com objetos fálicos, no que vale como contraste à poderosa personagem de Zendaya. Embora o segundo trailer engane, supervalorizando-a como uma devoradora de homens — a música Maneater, de Nelly Furtado, é crucial para a peça de marketing —, é de fato ela que define a dinâmica do trio.

Wyryty zostanie w Tobie dialog: „Kocham Cię”, „Wiem”.

Rywalizacja i rozczarowania rozbijają przyjaciół z dzieciństwa w „Rivals”

Foto: Niko Tavernise/MGM Studios/Divulgação / Estadão

Diretor Luca Guadagnino consegue transformar tênis em esporte de explosão com trama carregada de conflitos

Foto: Warner Bros./Divulgação / Estadão

Trio protagonista esbanja sensualidade e tensão em novo filme de Luca Guadagnino; Sem precisar, Zendaya reafirma maturidade cênica e dá aula de atuação silenciosa

Foto: MGM Studios/Divulgação / Estadão in Portuguese
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Wilian Alencar:
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