A sequência de Shang-Chi no MCU não usará o tradicional vilão Fu Manchu devido à perda de direitos e ao racismo associado ao personagem. Em vez disso, a Marvel adaptou elementos de Fu Manchu para o personagem Wenwu, também conhecido como O Mandarim. A possibilidade de introduzir um personagem semelhante a Fu Manchu sob o nome de Zheng Zu em Shang-Chi 2 é considerada. Outras opções de vilões incluem Senhor Negativo, The Hand, Fin Fang Foom, e possivelmente Kang, o Conquistador. A Marvel Studios pode optar por explorar novos antagonistas para a aguardada sequência do filme lançado em 2021.
Resumo
MCU não usará o tradicional inimigo de Shang-Chi, Fu Manchu, em Shang-Chi 2 devido à perda de direitos e ao racismo problemático do personagem. A Marvel reaproveitou elementos de Fu Manchu e sua história com o pai de Shang-Chi no MCU Wenwu, também conhecido como The Mandarin. Shang-Chi 2 poderia apresentar um personagem semelhante a Fu Manchu sob o nome diferente que a Marvel Comics deu a Shang-Chi depois que eles perderam os direitos (Zheng Zu).
O MCU não poderá usar um vilão importante em Shang-Chi 2 por um motivo inesperado. Com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis lançado em 2021, os fãs do herói titular do kung-fu interpretado por Simu Liu têm esperado ansiosamente por uma sequência desde então. No entanto, o próximo Shang-Chi não poderá usar um vilão que tradicionalmente tem sido o inimigo de Shang-Chi nos quadrinhos originais.
No primeiro filme, o principal rival de Shang-Chi é seu próprio pai, Wenwu (Tony Leung). Wenwu era um senhor da guerra conhecido como O Mandarim e líder da organização criminosa e terrorista dos Dez Anéis. Da mesma forma, o grupo recebeu o nome dos misteriosos Dez Anéis que Wenwu exerceu durante séculos, ajudando-o a manter seu poder, concedendo-lhe poder e imortalidade. No entanto, a corrupção de Wenwu pelo Dweller-in-Darkness resultou em sua derrota e em Shang-Chi herdando os Dez Anéis para o futuro. No entanto, existem algumas razões principais pelas quais o MCU não será capaz de usar o típico inimigo do herói em Shang-Chi2.
Relacionado Como assistir aos filmes da Marvel em ordem (por data de lançamento e na ordem dos eventos da linha do tempo do MCU) Quer se atualizar antes do próximo lançamento ou apenas revisitar o universo para se atualizar? Aqui está a ordem para assistir toda a linha do tempo do MCU.
O inimigo da Marvel Comics de Shang Chi é Fu Manchu
História dos quadrinhos e passado problemático
Na Marvel Comics original, o maior inimigo de Shang-Chi é Fu Manchu, um feiticeiro genial e artista marcial. No entanto, ele não era uma criação original da Marvel. Em vez disso, Fu Manchu foi criado em 1913 para ser o principal antagonista de vários romances escritos por Saxon Rohmer, para os quais a Marvel ganhou os direitos, eventualmente posicionando-o como o vilão principal em The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu, que foi publicado na década de 70. Liderando a gangue chinesa conhecida como Si-Fan, Fu Manchu se tornou o principal rival de Shang-Chi quando o herói do kung fu fez parceria com o MI-6 para levá-lo à justiça.
Dito isto, Fu Manchu era muito problemático dadas as conotações racistas na sua aparência, e era amplamente visto como uma personificação do “Perigo Amarelo”, o conceito de que a Ásia Oriental era uma ameaça para as regiões ocidentais do mundo. Da mesma forma, Fu Manchu era tão problemático naquela época quanto, sem dúvida, é no presente. Isto é evidenciado pela embaixada chinesa na década de 1930, que questionou alguns dos filmes de Fu Manchu lançados pela MGM.
A Marvel não tem mais os direitos sobre Fu Manchu
Fu Manchu voltou para a propriedade Rohmer
Mesmo que a Marvel Studios quisesse usar Fu Manchu em Shang-Chi 2 (por algum motivo bizarro), eles não poderiam. Isso ocorre porque a Marvel acabou perdendo os direitos de Fu Manchu na década de 80. Os direitos então foram revertidos para o espólio de Rohmer, que desde então registrou o nome Fu Manchu, o que significa que a Marvel não poderia usar o nome mesmo depois que os romances de Rohmer entraram em domínio público.
Novamente, isso não é um grande problema para a Marvel Studios e Shang-Chi 2. Afinal, por que a Marvel iria querer trazer um personagem tão problemático para a tela, mesmo que ele já tenha sido o principal rival de Shang-Chi? Além disso, tanto a Marvel Comics quanto a Marvel Studios encontraram maneiras de usar o personagem mesmo sem seu nome tradicional. No caso da Marvel Comics, Fu Manchu revelou-se nada mais do que um pseudônimo, sendo o verdadeiro nome do vilão Zheng Zu. Da mesma forma, muitas das principais características de Zu em relação a Shang-Chi foram incorporadas pela Marvel Studios ao personagem O Mandarim.
Shang-Chi já adaptou vários elementos importantes do Fu Manchu com o mandarim
Wenwu se tornou o pai de Shang-Chi
Como líder dos Dez Anéis e pai de Shang-Chi, não é difícil ver os elementos de Fu Manchu que foram reaproveitados para o Mandarim do MCU. Suas habilidades sobrenaturais e grandes intelectos compartilhados também não são coincidência. Para esse fim, o Mandarim foi um pivô muito melhor para Shang-Chi da Marvel Studios. Embora o Mandarim tenha indiscutivelmente seus próprios elementos orientalistas nos quadrinhos, Fu Manchu é inequivocamente muito mais problemático e racista desde o início, sendo seu objetivo principal em um dos filmes originais “matar homens brancos e levar suas mulheres” (A Máscara de Fu Manchu).
Wenwu é efetivamente uma mistura do uso dos Dez Anéis dos quadrinhos pelo Mandarim, combinado com o passado criminoso de Fu Manchu e conexões familiares com Shang-Chi.
Além disso, o mandarim do MCU é uma versão mais exclusiva do que o mandarim original visto na página. Wenwu é efetivamente uma mistura do uso dos Dez Anéis dos quadrinhos pelo Mandarim, combinado com o passado criminoso de Fu Manchu e conexões familiares com Shang-Chi. Como tal, o resultado é um personagem reinterpretado que não tem problemas ou bagagem pré-existente (racista).
Relacionado todos os próximos filmes da Marvel: lista completa das fases 5 e 6 do MCU (e além) Entre a Marvel Studios e a Sony Pictures Entertainment, aqui estão todas as datas de lançamento dos próximos filmes da Marvel e o que sabemos sobre os projetos até agora.
Como Shang-Chi 2 poderia prestar homenagem a Fu Manchu
Zhen Zu
Como Zheng Zu se tornou o verdadeiro nome de Fu Manchu nos quadrinhos, o mandarim do MCU já foi ajustado para incorporar grande parte do personagem. No entanto, o Mandarim era muito mais um senhor da guerra operando nas sombras do que o chefe do crime que era Fu Manchu/Zheng Zu. Tendo isso em mente, o MCU poderia facilmente introduzir um personagem com o nome Zheng Zu em Shang-Chi2, que incorpora mais elementos de Fu Manchu que ainda não foram adaptados para Wenwu.
Talvez Zheng Zu possa ser revelado como um tio que busca reivindicar o império de Wenwu agora que ele se foi, ou mesmo apenas um senhor do crime sem conexões familiares com Shang-Chi ou sua irmã Xialing, que atualmente está no comando dos Dez Anéis. Ele também poderia ainda ser um feiticeiro sem vínculos com os Dez Anéis (assim como nos quadrinhos). De qualquer forma, há pelo menos um caminho onde uma versão de Zheng Zu poderia estrear em Shang-Chi 2, um meio indireto de reconhecer o inimigo original do herói.
Outros vilões que fariam sentido para Shang-Chi 2
Existem algumas opções interessantes
Além disso, talvez seja mais limpo e emocionante ter um vilão totalmente novo em Shang-Chi 2. Isso poderia incluir o Senhor Negativo e sua gangue de Demônios Internos, bem como o clã ninja conhecido como The Hand, que estreou na série Demolidor da Netflix. Uma rivalidade entre irmãos com Xialing poderia ser incrivelmente atraente, assim como o dragão alienígena senciente do tamanho de um kaiju, Fin Fang Foom, do planeta Maklu-IV, conectando-se à verdadeira origem dos Dez Anéis dos quadrinhos originais.
No momento, o status de Kang, o Conquistador no MCU é desconhecido, embora ele possa ser um vilão dinâmico em Shang-Chi2, assumindo que o quinto filme dos Vingadores ainda seja a Dinastia Kang. Afinal, há muito se teoriza que os anéis de Shang-Chi poderiam estar conectados de alguma forma ao déspota que viaja no tempo. De qualquer forma, só podemos esperar que Shang-Chi2 chegue aos cinemas mais cedo ou mais tarde.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é a 26ª edição do Universo Cinematográfico Marvel. Simu Liu interpreta Shaun (Aka Shang-Chi), um manobrista que vive e trabalha em São Francisco, junto com sua amiga Katy (Awkwafina), quando um dia seu passado bate à sua porta. Para proteger a si mesmo e a Katy, Shaun revela ser Shang-Chi e sua linhagem, com seu pai sendo o verdadeiro “Mandarim”, o líder da organização criminosa dos Dez Anéis. Seu pai agora está entrando em contato com ele, e sua irmã distante e Shaun devem voltar para a China para salvar sua irmã e descobrir as verdadeiras motivações de seu pai. Shang-Chi foi um dos primeiros filmes da quarta fase do MCU.
Diretor Destin Cretton
Data de lançamento 3 de setembro de 2021
Duração 132 minutos
Orçamento de US$ 150 a US$ 200 milhões
Principais datas de lançamento