Muitos filmes de comédia clássicos dos anos 70 e 80, como Tropic Thunder, Blazing Saddles e Sixteen Candles, estão enfrentando críticas atualmente devido à representação insensível de elementos como blackface, insultos raciais e banalização de questões sérias. Esses filmes, antes celebrados por sua comédia ousada, agora lutam para encontrar um lugar no cenário cinematográfico contemporâneo devido à sua falta de alinhamento com os valores atuais. Elementos problemáticos como insultos raciais, agressão sexual e estereótipos ofensivos destacam a necessidade de mudanças significativas nos roteiros se esses filmes fossem ser produzidos hoje.
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Muitas comédias clássicas dos anos 70 e 80 enfrentam hoje críticas por sua representação insensível de vários elementos. Filmes como Tropic Thunder, Blazing Saddles e Sixteen Candles agora são vistos como problemáticos devido ao humor e aos estereótipos desatualizados. O uso de blackface, insultos raciais e a banalização de questões sérias nesses filmes destacam sua incapacidade de se alinharem aos valores contemporâneos.
Muitos filmes de comédia clássicos incorporam piadas e humor que refletem a época em que foram criados. No entanto, à medida que as normas sociais evoluem ao longo do tempo, certos filmes podem agora ser vistos como problemáticos devido à mudança nos padrões de aceitabilidade. Embora as comédias modernas muitas vezes ultrapassem os limites com conteúdo obsceno e classificado como R, elas empalidecem em comparação com o humor que quebra tabus encontrado nos filmes dos anos 70 e 80. Filmes como Blazing Saddles, Revenge of the Nerds e o clássico de John Hughes e Molly Ringwald, Sixteen Candles, antes celebrados por sua comédia ousada, agora enfrentam críticas por seu retrato insensível de raça, gênero e agressão sexual.
O uso casual de insultos raciais, a banalização de atos sexuais não consensuais e a confiança em estereótipos ofensivos são apenas alguns exemplos dos elementos problemáticos que permeiam estas comédias clássicas. À medida que a sociedade se torna mais consciente do impacto de tais conteúdos, torna-se cada vez mais difícil imaginar que estes filmes recebam hoje luz verde sem alterações significativas nos seus guiões. Estes adorados clássicos da comédia lutam para encontrar um lugar no panorama cinematográfico atual, destacando as formas como já não se alinham com os valores e sensibilidades contemporâneos.
10Trovão Trópico (2008)
Dirigido por Ben Stiller
Em Tropic Thunder, o personagem de Downey Jr. escurece sua pele, permitindo-lhe retratar um homem negro. Esta é uma prática amplamente conhecida como “blackface”. Este retrato não só perpetua estereótipos prejudiciais, mas também banaliza a opressão histórica sofrida pelos afro-americanos. Embora o filme pretenda satirizar as práticas de branqueamento de Hollywood, o uso do blackface para defender esse ponto permanece profundamente problemático para muitos. Embora alguns achem que o uso de blackface por Tropic Thunder não é problemático, no clima social de hoje, o filme ainda enfrentaria reações adversas.
9Selas Ardentes (1974)
Dirigido por Mel Brooks
Selas Flamejantes
Elenco Cleavon Little, Gene Wilder, Slim Pickens, Harvey Korman, Madeline Kahn, Mel Brooks
Blazing Saddles é considerada uma das melhores comédias ocidentais de todos os tempos. Desafiou as normas sociais, o que era inédito na época para comédias semelhantes. No entanto, vários elementos do filme tornam improvável que um filme semelhante seja produzido hoje. O uso casual de insultos raciais é um dos aspectos mais problemáticos do filme. Além disso, o filme apresenta uma cena em que a agressão sexual é tratada de maneira perturbadoramente despreocupada. Embora o roteiro do filme, co-escrito por Richard Pryor, seja muitas vezes inteligente e subversivo, sua confiança no valor do choque encontraria hoje uma reação negativa significativa.
8 pintinhos brancos (2004)
Dirigido por Keenen Ivory Wayans
Por mais icônico e hilário que White Chicks possa ser, ele apresenta vários elementos problemáticos. Em primeiro lugar, existe a premissa de duas personagens negras disfarçadas de mulheres brancas, o que por si só é uma premissa questionável. Além disso, a interpretação de Latrell Spencer depende de estereótipos prejudiciais para rir, retratando o personagem como um predador que tenta drogar seu par. Há cenas em que os protagonistas “brancos” usam casualmente a palavra n enquanto cantam uma música rap. Isto banaliza a natureza ofensiva da calúnia, sugerindo erroneamente a sua aceitabilidade em certos contextos.
7A vingança dos nerds (1984)
Dirigido por Jeff Kanew
O filme A Vingança dos Nerds gira em torno do clássico tropo esnobes versus desleixados, colocando atletas contra nerds em uma batalha pela supremacia no campus. No entanto, uma subtrama romântica problemática envolvendo o nerd Lewis e sua paixão pela garota da irmandade Betty levanta sérias preocupações. Lewis, na tentativa de cortejar Betty, se disfarça de namorado atleta e a engana para que faça sexo com ele. Este flagrante desrespeito pelo consentimento e a abordagem misógina geral do filme em relação às mulheres enfrentariam uma reação violenta se fossem propostos hoje, tornando altamente improvável que um enredo semelhante recebesse luz verde agora.
6 O Brinquedo (1982)
Dirigido porRichard Donner
O tema central do filme, que reduz o ser humano a uma mercadoria a ser comprada e vendida, não só é profundamente ofensivo como também perpetua estereótipos raciais prejudiciais.
A premissa do Toy, em que um homem branco rico compra um homem negro para servir como amigo residente de seu filho por uma semana, é um conceito que seria recebido com descrença se fosse proposto hoje. O tema central do filme, que reduz o ser humano a uma mercadoria a ser comprada e vendida, não só é profundamente ofensivo como também perpetua estereótipos raciais prejudiciais. A noção de que tal cenário poderia ser usado para rir, como sugerido pelo escritor do filme original, Francis Veber, seria considerada surda e insensível, tornando impossível que um remake recebesse luz verde.
5Sr. Mãe (1983)
Dirigido por John Hughes
Senhor mãe trata o pai que fica em casa como um conceito novo e cômico, mostrando os papéis de gênero desatualizados que teriam dificuldade para encontrar aceitação na sociedade atual. A representação do personagem de Michael Keaton no filme como um pai infeliz que se vê sobrecarregado pelos desafios da criação dos filhos e da gestão doméstica reforça estereótipos que há muito são reconhecidos como problemáticos. Numa era em que a estrutura familiar tradicional evoluiu e os papéis de género já não são rigidamente definidos, a confiança do filme nestes tropos seria provavelmente recebida com críticas, tornando difícil para o público moderno ligar-se a ele.
4Torta Americana (1999)
Dirigido porPaul Weitz
torta americana
Diretor Paul Weitz, Chris Weitz
Data de lançamento 9 de julho de 1999
Elenco Jason Biggs, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Alyson Hannigan, Shannon Elizabeth, Tara Reid
Duração 95 minutos
Embora os filmes American Pie sejam considerados comédias adolescentes clássicas de culto, eles contêm momentos que desconsideram abertamente os conceitos cruciais de consentimento e assédio sexual. Em uma das cenas infames de American Pie, Jim filma secretamente Nadia trocando de roupa sem seu consentimento. Esta violação da privacidade e o tratamento casual que o filme dá a uma questão tão séria seriam considerados altamente problemáticos, onde as discussões sobre o consentimento e a objectificação das mulheres estão actualmente na vanguarda do discurso público.
3Dezesseis velas (1984)
Dirigido por John Hughes
Dezesseis velas
Data de lançamento 4 de maio de 1984
Elenco Molly Ringwald, Gedde Watanabe, Anthony Michael Hall, Haviland Morris, Michael Schoeffling
Sixteen Candles segue uma jovem que completa 16 anos enquanto está presa entre o afeto do galã da escola e um nerd persistente. Embora possa ser um dos melhores filmes com tema de aniversário, vários elementos envelheceram mal e seriam considerados problemáticos hoje. A representação de Long Duk Dong depende fortemente de estereótipos asiáticos ofensivos e provavelmente seria vista como um exemplo flagrante de insensibilidade racial. Além disso, o tratamento casual do filme ao assédio e agressão sexual seria recebido com indignação. Estes temas preocupantes, antes ignorados ou descartados como comédia, não seriam feitos sem mudanças significativas.
Isto sublinha a noção de que certos filmes não devem ser revisitados, pois o seu conteúdo é demasiado problemático.
doisAce Ventura: detetive de animais de estimação (1994)
Dirigido porTom Shadyac
A revelação climática de Ace Ventura: Pet Detective, em que a detetive Lois Einhorn é exposta como o vilão Ray Finkle, é um excelente exemplo do tratamento problemático da identidade de gênero pelo filme. A cena está repleta de tons transfóbicos, enquanto Ace reage com horror e repulsa ao perceber que beijou alguém que considera um “homem”. Suas ações subsequentes, que incluem despir Lois à força sem o consentimento dela para provar sua identidade, servem apenas para desumanizar e sensacionalizar ainda mais a identidade de gênero do personagem. Este retrato ofensivo da identidade de género enfrentaria críticas severas e revela um pensamento problemático em torno do tema.
1 Urzes (1989)
Dirigido porMichael Lehmann
Urzes
DiretorMichael Lehmann
Data de lançamento 31 de março de 1989
Elenco Winona Ryder, Christian Slater, Shannen Doherty, Lisanne Falk, Kim Walker, Penelope Milford
O clássico cult Heathers aborda a premissa profundamente perturbadora de um adolescente problemático planejando matar seus colegas de classe explodindo sua escola. Embora considerado tenso e arriscado mesmo em sua época original, o tema do filme tornou-se cada vez mais controverso à luz da trágica frequência de tiroteios em escolas na vida real. Uma tentativa recente de adaptar o filme para uma série de TV foi recebida com resistência, principalmente devido ao seu timing após vários tiroteios em massa, levando ao seu cancelamento. Isto sublinha a noção de que certos filmes não devem ser revisitados, pois o seu conteúdo é demasiado problemático.