Os perigos dos cigarros eletrônicos: entrevista com o professor Alcimar Nunes Pinheiro
O professor Alcimar Nunes Pinheiro, titular da cadeira de pneumologia na UFMA e presidente da Fundação Josué Montello, foi o convidado do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (24) na TV Assembleia. Em uma entrevista envolvente, ele abordou a polêmica em torno dos cigarros eletrônicos, que surgiram como uma alternativa saudável ao cigarro tradicional, mas hoje têm seu uso proibido pela Anvisa.
Segundo o professor, os cigarros eletrônicos foram criados com atrativos como sabor e aroma para atrair os jovens, mas contêm tabaco, o que os torna tão prejudiciais quanto os cigarros tradicionais. Ele ressaltou que, devido ao pouco tempo de uso do cigarro eletrônico, ainda não é possível avaliar seus efeitos a longo prazo, mas é possível inferir que causarão os mesmos malefícios.
Alcimar Nunes Pinheiro também destacou que, apesar de terem surgido como uma alternativa para quem queria parar de fumar, os cigarros eletrônicos acabaram se mostrando um engodo, pois muitos deles contêm nicotina, substância viciante, e tabaco. Ele alertou que a concentração de nicotina nos cigarros eletrônicos pode ser até maior do que nos cigarros tradicionais, o que torna o estabelecimento do vício ainda mais rápido.
Além disso, o professor falou sobre a queda na taxa de tabagismo nos últimos 15 anos e os riscos para o fumante passivo, ressaltando que o tabagismo passivo é uma realidade, especialmente em ambientes fechados e climatizados, onde as pessoas podem ficar expostas à fumaça do cigarro eletrônico ou tradicional.
O ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia. Para conferir a entrevista na íntegra, basta acessar o link disponibilizado.