The 12 Best Medieval Adventure Films

Os 12 Melhores Filmes de Aventura Medieval: Uma Viagem Épica pela História e Fantasia

O fascínio por aventuras medievais, históricas ou com elementos de fantasia é amplamente popular, contando com fãs ao redor do mundo. As narrativas repletas de cavaleiros, batalhas, reis e rainhas, magias, criaturas fantásticas e cenários magníficos têm perdurado ao longo dos séculos.

O cinema abraça esse interesse pela ambientação medieval e oferece uma variedade de filmes sobre o assunto, alguns adaptando períodos e grandes acontecimentos históricos, outros incorporando características marcantes e combinando-as com abordagens mais fantásticas e mágicas.

Neste artigo, exploraremos os 12 melhores filmes de aventura medieval.

Aventura medieval: melhores filmes

Conan, o Bárbaro (1982)

Arnold Schwarzenegger aparece em foto caracterizado como Conan, empunhando uma espada e com o torso nuPapel em filme de Conan levou Arnold Schwarzenegger à fama mundial. Crédito: Universal Pictures/DivulgaçãoDisponível para assinantes do Star+

Um clássico filme de ação e aventura dirigido por John Milius e estrelado por Arnold Schwarzenegger. Esta é uma adaptação do personagem de Robert E. Howard, acompanhando as jornadas do bárbaro Conan.

Na trama, Conan busca vingança pela morte dos pais enfrentando um perigoso feiticeiro em busca da liga de aço, que tornará sua espada invencível.

Leia também:

Senhor dos Anéis: A Trilogia (2001-2003)

o senhor dos anéisImagem: Warner Bros.Disponível para assinantes do HBOMax+

A extremamente bem-sucedida adaptação de Peter Jackson dos livros de J.R.R. Tolkien. Vencedora de 17 Oscars, a trilogia alcançou enorme sucesso de crítica e público, sendo frequentemente lembrada como uma das principais obras do gênero.

A história segue a jornada épica da Irmandade do Anel para destruir o ‘Um Anel’ e derrotar o vilão Sauron. O elenco estelar inclui Ian McKellen, Liv Tyler, Viggo Mortensen, Cate Blanchett, Christopher Lee e Orlando Bloom

Feitiço de Áquila (1985)

Ladyhawke (1981) / Crédito: 20th century fox (divulgação)Disponível para assinantes do Star+

Um filme nostálgico das sessões de TV dos anos 90 e 2000, esta é uma produção de Richard Donner (da série Máquina Mortífera). A história mistura aventura medieval com elementos fantásticos.

A trama se desenrola no século XII, quando o Bispo de Áquila descobre que sua amada, Isabeau, está aprisionada por uma maldição: ela se transforma em um falcão durante o dia, enquanto ele vira um lobo à noite. Para auxiliá-los nessa aventura, contam com a ajuda de Rato, um jovem inteligente que escapou das muralhas de Áquila.

O filme apresenta um elenco famoso dos anos 80, com Matthew Broderick, Michelle Pfeiffer e Alfred Molina.

Willow – Na Terra da Magia (1988)

Willow (1988) / Crédito: Metro-Goldwyn-Mayer (divulgação)Disponível para assinantes do Disney+

Com a direção de Ron Howard (Código da Vinci), este longa é uma aventura de fantasia típica dos anos 80. A trama ocorre em um mundo mágico com guerreiros, bruxas e profecias.

A história gira em torno de Willow Ufgood, um anão aprendiz de feiticeiro, que contará com a ajuda de um espadachim em sua jornada para proteger uma criança especial. De acordo com a profecia, ela será a princesa que salvará o mundo mágico do terrível governo da Rainha Bavmorda.

O filme conta com Val Kilmer no elenco e é protagonizado por Warwick Davis, que retorna na série que continua os eventos do filme, lançada no Disney+ em 2022.

Excalibur (1981)


Excalibur (1981) / Crédito: Orion Pictures (divulgação)Disponível para aluguel e compra no Amazon Prime Video

Uma das mais celebradas adaptações da história do Rei Arthur para o cinema, conta coma direção de John Boorman e apresenta uma interpretação visual impressionante e única no gênero.

A trama segue a famosa história da mágica espada Excalibur, narrando a jornada de Arthur desde o momento em que retira a espada da pedra, tornando-se assim o rei legítimo. O filme explora os eventos que levam à formação da Távola Redonda, a ascensão de Arthur ao trono e suas lutas para unificar o reino de Camelot. Além disso, aborda a complexa relação entre Arthur, sua esposa Guinevere e seu melhor amigo e cavaleiro leal, Sir Lancelot.

Conquista Sangrenta (1985)


Flesh and Blood (1985) / Crédito: Orion Pictures (divulgação)
Disponível para assinantes do Amazon Prime Video

Com direção de Paul Verhoeven (Robocop), este é um épico medieval violento e sangrento. O filme conta com Rutger Hauer (de Feitiço de Áquila e Blade Runner) e Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) no elenco.

Na Idade Média, a trama segue um grupo de mercenários liderados por Martin (Hauer), que são traídos por um senhor feudal após completarem uma missão para recuperar sua cidade. O grupo busca vingança contra o nobre, sequestrando assim a esposa (Leigh) de seu filho. A história envolve intrigas, traições e conflitos violentos, proporcionando uma experiência intensa e emocionante.

O 13º Guerreiro (1999)

O 13º Guerreiro (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution
(divulgação)Disponível para assinantes do Star+

Sob a direção de John McTiernan (Duro de Matar e Predador), O 13º Guerreiro é um épico de ação e aventura estrelado por Antonio Banderas. O filme se baseia no romance “Eaters of the Dead” de Michael Crichton (Jurassic Park).

Na Idade Média, acompanhamos Ahmed Ibn Fahdlan, um poeta árabe que se une a um grupo de guerreiros nórdicos em uma missão para enfrentar uma ameaça sobrenatural. O longa conta com intensas cenas de ação, em um cenário de fantasia medieval.

O Último Duelo (2021)

OU ÚLTIMO DUELOImagem: 20th Century Studios/DivulgaçãoDisponível para assinantes do Star+

Com a direção do renomado Ridley Scott (Alien, Blade Runner), este filme é uma produção histórica que se baseia em um duelo real na França medieval. O elenco conta com grande nomes, como Matt Damon, Adam Driver e Jodie Comer.

A história acompanha uma nobre, esposa de um cavaleiro, que denuncia o abuso que sofreu de um escudeiro. Para decidir o futuro dos três envolvidos no caso, os dois homens terão que duelar até a morte.

Bir yanıt yazın