Favorito do Oscar 2024 acusado de plágio “descarado” pelo escritor após 5 indicações

[ad_1]

Resumo

Simon Stephenson acusa The Holdovers de plágio flagrante, alegando que todo o roteiro foi copiado linha por linha de seu roteiro Frisco. O escritor forneceu evidências ao Writers Guild of America, afirmando que elementos-chave como história, personagens e diálogos eram idênticos. Apesar de estar no setor há 20 anos, Stephenson insiste que as semelhanças entre os dois roteiros não são mera coincidência.

Depois de se tornar um dos favoritos do Oscar, The Holdovers está sendo acusado de plágio. A comédia dramática de 2023 girava em torno de um professor de um internato exclusivamente masculino na Nova Inglaterra dos anos 70, que se vê preso supervisionando um punhado de alunos deixados no campus durante as férias de Natal com a ajuda da gerente do refeitório, Mary. Liderado por Paul Giamatti, Da'Vine Joy Randolph e Dominic Sessa, o filme foi um sucesso comercial e de crítica, recebendo cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Giamatti, Melhor Atriz Coadjuvante para Randolph e Melhor Roteiro Original para David Hemingson.

Um novo relatório da Variety revela que Simon Stephenson, mais conhecido por co-escrever a história do filme Luca da Pixar de 2021, está acusando The Holdovers de ter plagiado seu roteiro da Lista Negra intitulado Frisco. Em uma troca de e-mail adquirida pela publicação, o escritor levantou suas preocupações ao Writers Guild of America, indicando que o favorito do Oscar 2024 copiou descaradamente seu projeto de comédia dramática não produzido, enquanto outro tópico de e-mail do final de fevereiro o viu acusando o filme de tomar “o significativo totalidade” de seu roteiro, incluindo sua “história, personagens, estrutura, cenas, diálogo”, que ele descreveu como “descarado”. Veja as várias acusações de Stephenson por e-mail abaixo:

Encontrei um problema relacionado a créditos em um projeto de alto perfil coberto pelo WGA. A evidência de que o roteiro de The Holdovers foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora – qualquer pessoa que olhe até mesmo a mais breve amostra invariavelmente usa a palavra “descarado”.

Posso demonstrar, sem qualquer dúvida possível, que a totalidade significativa do roteiro de um filme com créditos sancionados pela WGA que está atualmente a caminho de ganhar um Oscar de roteiro foi plagiada linha por linha de um roteiro popular meu não produzido. Também posso demonstrar que o diretor do filme ofensivo foi enviado e leu meu roteiro em duas ocasiões distintas antes de o filme ofensivo entrar em desenvolvimento. Por 'totalidade significativa' quero dizer literalmente tudo – história, personagens, estrutura, cenas, diálogo, a coisa toda. Algumas delas são incrivelmente descaradas: muitas das cenas mais importantes permanecem efetivamente inalteradas e até permanecem visivelmente idênticas no layout da página.

Trabalho como escritor há 20 anos – no meu país natal, o Reino Unido, antes de vir para os EUA – e por isso estou muito consciente de que as pessoas podem muitas vezes ter ideias surpreendentemente semelhantes e, por vezes, alguns elementos podem ser “emprestados”, etc. simplesmente não é essa situação. Os dois roteiros são forenses idênticos e repletos de armas fumegantes exclusivas.

A acusação de plágio dos remanescentes prejudicará suas chances de Oscar?

Diz-se que o roteiro de Frisco de Stephenson, do qual ele afirma que The Holdovers plagiou, tem a história de “um médico infantil de meia-idade cansado do mundo e o paciente de 15 anos de quem ele fica preso cuidando”, reconhecidamente semelhante ao de A emocionante história dos Holdovers sobre um professor problemático que cuida de uma história de 15 anos que ele inadvertidamente é responsável por cuidar. Diz-se que o escritor de Luca expressou suas preocupações a vários membros do conselho da WGA, o que supostamente “ainda está sendo discutido internamente”, embora fontes relatem que ele tem pressionado por uma investigação adequada devido à campanha do filme para o Oscar.

Isso não seria a primeira vez que um filme se viu envolvido em polêmica antes da temporada do Oscar. Guillermo del Toro foi igualmente acusado de plágio por A Forma da Água, embora o caso tenha sido arquivado, enquanto a vitória de Melhor Filme do Livro Verde gerou polêmica devido a relatos de eleitores que não queriam premiar Roma, lançado pela Netflix, e a família do foco do filme anterior. sujeito, sentindo que era uma representação imprecisa dele. A vitória de Roman Polanski como Melhor Diretor também gerou reação devido a ele se declarar culpado de uma acusação legal de estupro na época.

Embora Payne e Hemingson não estejam sob o mesmo escrutínio que Polanski, o fato de estarem sendo acusados ​​de plágio levanta a questão de saber se The Holdovers será esquecido no Oscar. Olhando para as cerimônias anteriores, a situação mais próxima disso seria Shape of Water ou The Disaster Artist, pelo qual James Franco ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator, embora não tenha sido indicado ao Oscar devido a seus problemas legais. Com The Holdovers já enfrentando forte concorrência de nomes como Barbie, Oppenheimer e May December, entre outros, pode acabar perdendo suas maiores indicações.

Fonte: Variedade

O pôster dos remanescentes Os remanescentes Logotipo do ScreenRant

The Holdovers é um filme de comédia dramática estrelado por Paul Giamatti como Paul Hunham, um professor da academia preparatória odiado por colegas e alunos. Preso na academia durante as férias, sem família ou amigos para visitar, ele se vê na companhia de um jovem estudante brilhante, mas problemático, chamado Angus, e da cozinheira-chefe da escola, Mary. Juntos, os três criarão uma família improvisada enquanto se unem durante as festas de fim de ano.

Diretor Alexander Payne

Data de lançamento 10 de novembro de 2023

Estúdio(s) MiraMax , Gran Via

Recursos de foco do(s) distribuidor(es)

Escritores David Hemingson

Elenco Paul Giamatti, Da'Vine Joy Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston

Tempo de execução 133 minutos

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário