Gatorade pode ser perigoso para a saúde

Gatorade contém propriedades canceriginas

Você já se perguntou por que Gatorade é tão popular?

Algum tempo atrás, foi descoberto que a água por si só pode não ser suficiente para a reidratação durante a prática desportiva e de intensa atividade física.

Faltando os eletrólitos necessários, a água foi jogada de lado e foi então que quando Gatorade nasceu.

Gatorade veio prometido para hidratar melhor do que a água, através do fornecimento de eletrólitos que um atleta perde durante atividade física intensa.

É comum, nos dias de hoje as pessoas a beberem Gatorade como se fosse água.

A bebida que começou como repositor de eletrólitos se transformou em um hábito comum para a reposição de água todos os dias.

Gatorade é uma grande marca com muitos adeptos leais, mas é tão grande e bom como ela afirma ser?

O que são eletrólitos?

Em termos científicos, eletrólitos são substâncias que se tornam íons em solução e conduzem eletricidade. Eletrólitos comuns são o sódio, potássio, cloreto e bicarbonato, os quais são utilizados pelo organismo, para a função celular e orgânica e ajudam na regulação fluidos corporais.

Durante o exercício nós suamos estes eletrólitos do nosso corpo, e é importante reabastece-los para evitar a desidratação, cólicas e a fadiga dos músculos.

Gatorade contém o sódio, potássio e cloreto, que repõe os eletrólitos que normalmente perdemos quando nós suamos.

Parece ótimo, não é? Bem, é por isso que não é:

Gatorade também contém uma tonelada de lixo.

Vamos analisar o sabor lima-limão, especificamente. Embora os ingredientes podem variar entre os países, nos Estados Unidos este sabor contém os seguintes ingredientes: Água, açúcardextrose , ácido cítrico, citrato de sódio, sabor natural e artificial , fosfato monopotássico, lactato de cálcio, goma arábica, glicerol, éster de resina, óxido de magnésio, Amarelo 5.

Ingredientes pouco saudáveis ​​encontrados em Gatorade

Os ingredientes descritos em negrito devem ser observados porque eles são insalubres e isso pode ser preocupante. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

A adição de açúcar é o segundo e terceiro ingrediente. Na verdade, Gatorade tem 21g de açúcar em cerca de apenas 350 ml. Isto equivale a metade da garrafa grande padrão.

De acordo com a American Heart Association, devemos consumir entre 100-150 calorias de açúcar diárias e uma porção de Gatorade tem cerca de 84 calorias.

Quantas pessoas compram uma garrafa de Gatorade e param de tomar na metade? Muito, muito poucas, o que significa que as pessoas estão bebendo pelo menos duas porções, e consumindo mais açúcar do que o recomendado para o dia inteiro.

Ingestão de açúcar em excesso pode sobrecarregar e danificar o fígado, causar resistência à insulina, levando à disfunção metabólica, incluindo ganho de peso, e contribuir para doenças como a diabetes tipo II, doenças cardíacas, e muito mais.

gatorades

Vamos agora mencionar o sabor artificial e os corantes artificiais encontrados em Gatorade.

“Sabor artificial” pode significar qualquer combinação de produtos químicos, criado em laboratório, para dar a bebida um aroma atraente e sabor.

“Corante Artificial” quer dizer que da coloração ou seja, o propósito de adicionar uma cor distinta para a sua bebida.

Especificamente, o sabor Lima-Limão de Gatorade contém a cor “Amarelo 5”, que foi banido na Noruega e na Áustria, pois contém substâncias cancerígenas e podem causar genotoxicidade com o potencial de transformar o DNA saudável.

Claramente Gatorade está longe de ser uma substância natural.

Há também a preocupação de que o eletrólito de reposição é desnecessário para a maioria da atividade física.

De acordo com um relatório recente da Universidade da Califórnia, em Berkley, o consumo de bebidas esportivas, como Gatorade só pode ser necessário para jovens atletas que estão realizando mais de 60 minutos de atividade física vigorosa em condições extremas (ou seja quente ou frio).

Na maioria dos casos em que é consumido Gatorade, a reposição de eletrólito não é necessário e, como resultado, as pessoas só estão consumindo em excesso o açúcar ou o sódio.

O excesso de calorias de bebidas esportivas pode estar contribuindo para a obesidade em crianças.

Como você pode repor naturalmente os eletrólitos?

Se você estiver realizando a atividade física prolongada e vigorosa, é uma boa ideia reabastecer seus eletrólitos beber algo diferente de água.

Sabemos que o Gatorade está longe de ser natural e está cheio de lixo, mas felizmente existem alternativas caseiras que pode funcionar rapidamente.

A água de coco é uma grande fonte de eletrólitos e carboidratos (para energia), incluindo sódio, potássio e magnésio, mas nem sempre contem eletrólitos suficientes para reposição completa.

Mas se usarmos a água de coco com mais 2 ingredientes, você pode fazer sua própria bebida caseira de eletrólitos!

Vamos batizar aqui de “Gatorade Natural”.

Vamos ver a receita:

Ingredientes:

  • 1 xícara de água de coco
  • ¼ colher de chá de sal do Himalaia rosa
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)

Instruções:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar. Beber e desfrutar!

Você vai repor suas energias e se hidratar de forma saudável. Aproveite.

Fonte

Últimos Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *